Marcelo Lomba revela trabalho psicológico e missão pelo Palmeiras: ‘Coloquei em mente que faria o simples’

Atuando pelo Verdão, goleiro disputou nove jogos na temporada e não tem derrotas pela equipe

Titular do Palmeiras contra o Santos na vitória por 1 a 0 no domingo (29), Marcelo Lomba completou nove jogos invictos atuando pelo Verdão, com seis vitórias e três empates. Em entrevista aos jornalistas Rodrigo Fragoso e Priscila Senhorães, da TNT Sports, o jogador falou sobre o trabalho mental e sua missão no time.

– Eu tenho uma missão e é justamente substituir o Weverton nos momentos em que ele vai pra Seleção.Eu tinha que vir preparado para isso, fez parte dessa decisão e tem feito parte do meu desempenho esse equilíbrio emocional, que é saber se preparar, saber esperar e poder também ajudar o elenco fora das quatro linhas com a experiência de ter jogado várias Libertadores, por exemplo, além de ter sido titular por onde passei. O Anderson Barros me conhecia dos tempos de Bahia.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

O jogador revelou que esse foi um dos pontos acordados entre ele e o Palmeiras quando ocorreu sua contratação junto ao Internacional no fim de 2021. Trocar a titularidade do clube gaúcho para atuar no bicampeão da América foi encarado como um novo desafio para o arqueiro de 35 anos.

– Claro que na hora de tomar a decisão vem algumas dúvidas na cabeça, mas desde o momento que o Palmeiras me contatou eu tive a certeza de que era hora de ir. Eu não queria perder o momento que o clube está vivendo. E a minha família confia muito na minha tomada de decisão. Tanto a Paula quanto meus filhos. Às vezes eles perguntam se eu vou jogar, mas eles precisam entender que há momentos que estou jogando e tem momentos que não estou jogando.

(Foto: Cesar Greco)

Em 2022, o Palmeiras já realizou 36 jogos pelos torneios em que disputou. Em um quarto das partidas, o Verdão teve Lomba defendendo a meta contra os ataques adversários. Para manter o bom ritmo e substituir o titular Weverton, o goleiro revelou o trabalho mental realizado para os jogos e também ao longo da temporada para se manter sempre preparado.

– Toda manhã e também à noite, antes de dormir, eu procuro imaginar as coisas que quero pro meu dia de amanhã ou até longo prazo. Começo a imaginar defesas, lances do jogo, lembro de defesas que já fiz, projeto defesas que vou fazer e também tento imaginar um momento de paz com minha família. Tento projetar o que Deus tem pra minha vida.

– Ontem para ir pro jogo bateu um pouco de ansiedade. Eu estava há um tempo sem jogar, já tinha um mês desde a partida contra a Juazeirense e as semifinais do Paulistão aconteceram há mais tempo ainda, que foi um momento importante pra mim também. Eu respirei fundo na concentração e tentei lembrar de alguns momentos que já tinha jogado. Coloquei minha mente em ação e falei pra mim mesmo que faria só o simples bem feito. O feijão com arroz e o que nos dá segurança. E pronto, eu estava me preparando para esse momento.

Líder do Campeonato Brasileiro, o Palmeiras soma 15 pontos e está invicto há sete jogos. Além do bom desempenho no Brasileirão, em 2022 o Palmeiras já foi campeão da Recopa e do Campeonato Paulista. Vale lembrar também que o Alviverde encerrou a fase de grupos da Libertadores com a melhor campanha da história dessa fase. Para Lomba, o foco nos próximos jogos do Brasileirão é importante, mas o clube tem planejamento para brigar pelas demais competições.

– É notório que o Palmeiras quer muito ganhar o Campeonato Brasileiro. Mas pela grandeza do Palmeiras, pelos jogadores e estrutura que tem, pelo momento do clube, estamos nos posicionando para disputar todos os títulos. Tanto que na Libertadores a gente quis fazer a melhor campanha. Além de ser o primeiro do grupo, a gente quis ser o primeiro geral. A gente tem se doado e esse todo é muito porque o Palmeiras investe muito em logística, em recuperação de jogadores, valoriza muito o grupo de atletas. Estamos bem, fortes, e acima de tudo estamos querendo. O grupo tem muita vontade de conquistar. Ontem contra o Santos foi mais um prova da força do grupo.

Com a ausência de Weverton, com a Seleção Brasileira para amistosos na Ásia, Marcelo Lomba será o titular do Verdão no duelo contra o Atlético Mineiro no domingo (5), às 16h (de Brasília), no Allianz Parque.

LEIA MAIS