Mayke é o que temos de melhor na lateral?

Mayke foi um dos melhores laterais-direitos do país na campanha bicampeã brasileira do Cruzeiro em 2013-14. Uma série de lesões e problemas fizeram com que não fosse mais o mesmo até parar no Palmeiras.

Onde, agora, por Jean não estar sendo o que foi como melhor lateral do BR-16, por Fabiano marcar gols decisivos e não mais do que isso, por Tchê Tchê aos poucos estar voltando a ser opção mais confiável no meio, sobra a Cuca apostar e apoiar Mayke.

Na dureza dos números do FOOTSTATS, nos jogos em que fez no Brasileiro, o Palmeiras com Mayke sofre mais e marca menos gols. Desarma menos. Passa pior. Dribla menos. Inverte menos bolas.

Mas, nos últimos jogos com ele, as médias individuais têm melhorado. O desarme melhorou para 1,9 em média por partida. O índice de 91% de passes certos é bom. Os 0,6 de cruzamentos certos e 1,9 de errados são muitos, mas também da turma que os aproveita.

O que é bom, ainda mais para o estilo de marcação encaixada de Cuca, é que Mayke é o 13º que mais intercepta lances. Adianta-se e retoma bola. O que é ótimo. E um dos motivos para que ele mereça mais chances na lateral.

Enquanto a cabeça da atras é assunto para outro post. Pode, sim, ser de Jean. Mas precisa ser mais do que tem sido.