Melhor defesa do Paulista, Palmeiras volta a ter dupla do Deca na zaga

Foto: Cesar Greco/ Ag. Palmeiras

Com a lesão muscular de Felipe Melo neste último domingo (4) contra a Ponte Preta, no Allianz Parque, Luxemburgo deve escalar Luan ao lado de Gustavo Gómez para o primeiro jogo da final do Paulistão 2020. Entrosados, o campeão olímpico e o paraguaio atuam juntos no Palmeiras há quase dois anos e possuem uma baixa média de gols sofridos quando jogam juntos.

A parceria começou ainda em 2018. Felipão decidiu utilizar Luan e Gómez no Brasileiro, enquanto Dracena e Antônio Carlos jogavam pela Libertadores. O sucesso da dupla foi tão grande que a partir das semis do torneio continental, Scolari inverteu e colocou Luan e Gómez para jogarem diante do Boca.

O Palmeiras foi eliminado, mas a dupla ganhou a confiança do professor e seguiu entre os 11 titulares do Verdão até a confirmação do título brasileiro de maneira invicta no segundo turno.

32832354927_390f15f91f_c

Em 2019, a dupla seguiu atuando junta. E apesar de um começo difícil com a eliminação na semifinal do Paulista, alcançaram uma marca histórica de 1.081 minutos sem sofrerem gols, se tornando a segunda maior sequência de uma dupla de zaga sem ser vazada na história do Palmeiras.

Luan e Gómez só perdem para a dupla Márcio e Vágner Bacharel, que em 1987, passaram exatos 1.221 minutos sem saber o que é levar um gol.

Com a promoção de Felipe Melo para zagueiro, Luan perdeu espaço no time titular alviverde, mas nesse ano atuou em 2 oportunidades com Gustavo Gómez, na goleada sobre o Oeste e no empate em 1 a 1 diante da Ferroviária.

Nesta quarta em Itaquera, a dupla terá a missão de ajudar Weverton a não sofrer gols do Corinthians e manter o Verdão como a melhor defesa do Paulista. Foram apenas seis gols sofridos em 14 jogos de Estadual.

Relembre os 12 jogos em que Gustavo Gómez e Luan passaram zerados em 2019, que fez com que a dupla entrasse para a história da Sociedade Esportiva Palmeiras:

Ferroviária 0 x 0 Palmeiras
Palmeiras 0 x 0 Santos – 28 minutos (Luan saiu lesionado)
Palmeiras (4) 0 x 0 (5) São Paulo
Palmeiras 3 x 0 Junior Barranquilla
Melgar 0 x 4 Palmeiras
Palmeiras 4 x 0 Fortaleza
Palmeiras 1 X 0 Inter
Palmeiras 1 x 0 San Lorenzo
Atlético-MG 0 X 2 Palmeiras
Palmeiras 4 x 0 Santos
Botafogo 0 x 1 Palmeiras
Palmeiras 1 x 0 Internacional