‘Mentalidade’: Conheça lema de Abel que tem pautado a reta final do Palmeiras no Brasileirão
Outros lemas como 'Cabeça fria e coração quente' e 'Todos somos um' já se tornaram mantras dentro do clube no passado
Olhares mais atentos são capazes de flagrar uma placa com os dizeres: ‘Mentalidade, comprometimento, equilíbrio e vontade’ em alguns vídeos dos bastidores do Palmeiras publicados nas últimas semanas. A mensagem nunca foi divulgada ou fotografada, mas a história dela caminha de mãos dadas com a reta final do Verdão em busca de seu décimo primeiro título brasileiro.
Você, leitor do NOSSO PALESTRA, havia lido que antes da vitória sobre o Atlético-MG, em Minas Gerais, a comissão técnica realizou toda uma preparação psicológica com os jogadores a fim de fortalecer o grupo para o confronto. Coincidência ou não, foi a primeira vez que a imagem do mantra de trabalho apareceu em um registro que foi a público.
Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra
Desfalcado, o Verdão não contou com alguns de seus principais jogadores naquela partida. Por conta disso, conquistar três pontos contra o Atlético-MG era visto como um objetivo difícil internamente. Então, a comissão de Abel Ferreira decidiu aproveitar esse período para trabalhar não apenas a parte técnica e física, mas também a mental. Aos atletas, foram passadas mensagens para estimular o aspecto anímico antes do árduo compromisso no Mineirão.
Por mais que não seja algo assumido publicamente, é de pleno conhecimento dos palmeirenses o fato de Abel sempre ter lemas para as mais variadas fases de sua administração no clube. Em uma lembrança breve, é possível listar os clássicos ‘cabeça fria, coração quente’, que se tornou tatuagem de torcedores e capa do livro feito por ele e sua comissão, o histórico ‘todos somos um’ que ganhou força às vésperas da final da Libertadores, e o lema pré-Mundial, como se pode ver na foto abaixo.
As escolhas de Abel e comissão trazem frutos dentro de toda a comunidade do Palmeiras. Não à toa, tomaram a cabeça e a pele de muitas pessoas. Dentro do clube, são como mantras, repetidos por todos os envolvidos, chegando naturalmente aos jogadores – protagonistas do espetáculo e pessoas que já confessam a satisfação de ver os discursos e previsões da comissão se tornarem realidade em cada jogo, como contou Piquerez, em participação no programa ‘Bola da Vez’, da ESPN:
A nova frase de trabalho já foi, inclusive, proferida pelo próprio Abel para justificar o motivo pelo qual sua equipe consegue sempre se portar bem em casos extremos, como quando há um desfalque por expulsão, por exemplo. Em coletiva, o comandante mencionou as quatro palavras que tem pautado e alimentado o foco de um elenco já quase campeão.
Os trechos acima disponibilizados são recortes da coletiva de Abel Ferreira após o jogo contra o Botafogo, no Rio de Janeiro, quando o Palmeiras vencia por 2 a 1 e teve Zé Rafael expulso. O jogo acabou 3 a 1 para o Verdão. São registros que mostram mais uma vez que esse quarteto de termos está incutido decisivamente no dia a dia do clube, que precisa se manter com alerta muito ativo nas nove partidas que ainda tem no Brasileirão. O vestiário do Allianz Parque, por sua vez, tem seu próprio lembrete da mensagem:
Com mentalidade, comprometimento, equilíbrio e vontade, o Palmeiras de Abel Ferreira tem a missão de voltar a impor ao Internacional, atual vice líder, 12 pontos de distância para a primeira posição do Brasileirão. Para isso, enfrenta o Atlético-GO, nesta segunda (10) às 18h30 em Goiânia. Acompanhe o jogo pelo tempo real do NOSSO PALESTRA, a partir de 17h30.
LEIA MAIS
Palmeiras anuncia data de pré-venda de ingressos para clássico contra o São Paulo
Gómez aparece em estatística como o zagueiro com mais gols no mundo em 2022
Dono de recordes no Palmeiras, Dudu se aproxima de 400 jogos com Verdão