Mudanças surtem pouco efeito, e Abel busca soluções no banco de reservas do Palmeiras

Somente Flaco López e Rony marcaram gols após saírem do banco de reservas na atual temporada

O Palmeiras chegou a nove partidas na temporada sem repetir escalação em 2024, algo inédito sob o comando de Abel Ferreira. Em oito destes jogos, o treinador gastou as cinco alterações disponíveis, mas em poucas oportunidades viu as mudanças surtirem os efeitos desejados – em três jogos, inclusive, levou gols após utilizar as trocas.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

VEJA NO NOSSO PALESTRA
Rômulo é anunciado como novo reforço do Palmeiras

Apesar do efeito negativo em desempenho dentro de campo, 30% dos gols da equipe em 2024 saíram dos pés de atletas que saíram do banco de suplentes – quatro em 13 marcados na temporada. O bom número, no entanto, tem simples explicação: apenas Rony e ‘Flaco’ López marcaram após entraram ao decorrer do jogo, sendo duas bolas na rede de cada um neste recorte.

Rony é o terceiro atleta mais utilizado vindo do banco de reservas e, com os dois gols, quem mais tem sido útil quando chamado por Abel Ferreira no segundo tempo. O camisa 10 entrou em cinco partidas e está atrás somente de Jhon Jhon, utilizado sete vezes, e Gabriel Menino, que entrou ao decorrer do jogo em seis oportunidades.

Especialmente nos clássicos, as mudanças de Abel não surtiram efeitos. Diante do São Paulo, na Supercopa, e de Santos e Corinthians, pelo Paulistão, o Verdão não balançou a rede após as mudanças. Contra Corinthians e Santos os gols adversários saíram após a equipe palmeirense realizar trocas.

Além do sofrer dois gols nos minutos finais do Dérbi, o Palmeiras deixou escapar vitórias diante de Grêmio Novorizontino e Santo André com gols nos minutos finais. Em coletiva de imprensa pós-clássico no último domingo (18), Abel lamentou a situação e afirmou que tentará replicar no treino as situações.

– Eu vou tentar replicar isso no treino. Preparar um exercício para melhorar esses últimos cinco minutos. Quero ver se consigo preparar minha equipe para os cinco minutos finais – afirmou o português.

Líder do grupo B do Campeonato Paulista, com 18 pontos, e vice-líder da classificação geral atrás apenas do Santos, com 19, o Palmeiras se prepara para enfrentar o Mirassol, no próximo sábado, às 18h 9de Brasília), no Allianz Parque. Em caso de vitória, o Verdão poderá garantir classificação antecipada às quartas de final da competição.