Mundial de Clubes manterá modelo com sete equipes pelo menos até 2023

Ideia de torneio com 24 participantes poderia ocorrer somente a partir de 2024

A Fifa confirmou que irá manter o atual formato do Mundial de Clubes, com sete equipes pelo menos para os próximos dois anos. A edição de 2023 foi registrada no orçamento da entidade, depois de sumiço no documento de 2022. A informação foi publicada em primeira mão pelo jornalista Marcelo Rizzo, do UOL.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

Pairava uma dúvida a respeito do futuro da competição pela falta de registro no orçamento e pela ideia da Fifa de, possivelmente, remodelar o campeonato. A proposta seria realizar um Super Mundial de Clubes, que contasse com a participação de 24 times, selecionados por critérios das confederações de cada continente. A princípio, seriam oito clubes europeus e seis sul-americanos.

Havia expectativa de estrear o formato na metade de 2021, mas em função de mudanças no calendário pela pandemia, deixou de uma coisa ser viável. Agora o Super Mundial teria espaço somente a partir de 2024, de acordo com o planejamento da Fifa. Ainda assim, fatores como a decisão sobre a periodicidade da Copa do Mundo podem afetar a implementação do torneio com mais equipes.

Na contramão de críticas de jogadores, treinadores, clubes e confederações continentais, a Fifa mantém o sonho de realizar a competição entre seleções de forma bienal. Desse modo, seria impossível encaixar o Super Mundial de Clubes neste calendário, sendo mais viável manter o atual modelo.

As edições de 2022 e 2023, confirmadas neste formato, ainda não tem data definida, mas podem acontecer ambas no mesmo ano. Isso porque, em função da Copa do Mundo do Catar, que será disputada em dezembro do próximo ano, o torneio de 2022 teria de ser adiado para o início da temporada seguinte, assim como aconteceu em 2020 e 2021.

LEIA MAIS