Não faz milagre? Weverton completa 100 jogos com números históricos pelo Palmeiras; relembre grandes atuações!

(Foto: Cesar Greco / Divulgação / SE Palmeiras)

O Palmeiras divulgou, na manhã desta sexta-feira (31), uma homenagem para Weverton, que completou 100 jogos pelo Verdão recentemente. O arqueiro, cujo contrato foi renovado até 2024 no início deste ano, recebeu uma placa comemorativa do clube pela importante marca atingida.

“Completar 100 jogos é incrível, e já estou pensando nos 150, 200, 300. Estou feliz e espero poder aumentar muito o meu número de partidas pelo clube, além de manter a média baixa de gols sofridos e, claro, de conquistar títulos”, comemorou o acreano ao site oficial palmeirense.

O goleiro foi um dos destaques da classificação contra o Santo André na última quarta-feira (29). Sua grande atuação, que garantiu que o Alviverde passasse pelas quartas de final ileso, foi importante para recuperar a confiança abalada após uma falha decisiva no Dérbi da semana passada.

50173182042_37388cfb7b_c
O goleiro Weverton, da SE Palmeiras, recebe camisa em comemoração aos 100 jogos pelo clube, após treinamento, na Academia de Futebol. Na foto O assessor técnico Edu Dracena (E). (Foto: Cesar Greco)

A falha contra o Corinthians foi motivo de críticas da torcida: Weverton carrega em seus ombros a pressão de honrar o legado imenso da tradição de goleiros do Palmeiras. Seus antecessores são figuras incontestáveis na história do futebol brasileiro e mundial, como Oberdan Cattani, Valdir Joaquim de Moraes, Emerson Leão, Velloso e São Marcos.

Além disso, um dos grandes ídolos da torcida alviverde na década é Fernando Prass que, no fim de 2017, já tinha uma idade avançada (39 anos) para um jogador profissional. Weverton, campeão olímpico em 2016 e um dos nomes em ascensão no país para a posição, foi contratado justamente para que o Palmeiras não sofresse quando Prass deixasse o clube. Mais uma pressão.

DE CONTRATAÇÃO CONTESTADA À TITULARIDADE INCONTESTÁVEL

À época, sua contratação foi muito contestada pela torcida. O Verdão já tinha para a posição dois grandes goleiros, Fernando Prass e Jaílson. Além disso, o terceiro nome era promissor e vindo da base: Vinícius Silvestre. Não se via a necessidade de trazer outro goleiro.

No entanto, em 2018, ano de sua chegada, Weverton já assumiu a titularidade, foi campeão brasileiro e importante peça na campanha semifinalista da Libertadores. Os números provam seu tamanho: foram 21 jogos sem sofrer gols naquela temporada. Em 2019, o acreano bateu o recorde do clube em uma temporada no século XXI e ficou 26 partidas sem ser vazado.

Hoje, Weverton já está na história do Palmeiras. Com 106 jogos disputados, ele sofreu apenas 65 gols: é a segunda menor média de todos os tempos da equipe (a primeira é do paraguaio Benítez, que foi vazado 13 vezes em 24 partidas). Weverton também falou sobre isso:

“Fico muito feliz por manter essa média boa de sofrer poucos gols. Esse é o principal objetivo do goleiro, e ser pouco vazado é a satisfação do trabalho do dia a dia. Sair zerado de um jogo dá a sensação de missão cumprida e te motiva cada vez mais a trabalhar e tentar manter esse padrão. Sempre gosto de citar a tradição e a importância da Academia de Goleiros do Palmeiras, e fazer parte dela, mantendo essa média baixa, é muito especial para mim.”

O Nosso Palestra reuniu alguns grandes momentos de Weverton com a camisa do Palmeiras. É nossa forma de parabenizá-lo por representar tão bem, e por tantas vezes, a meta Alviverde. Confira:

Libertadores 2019

Na Libertadores de 2019, Weverton foi importantíssimo em momentos decisivos. Contra o Godoy Cruz, pelas oitavas de final, o Palmeiras saiu perdendo o primeiro jogo por 2×0 ainda no primeiro tempo. Felipe Melo diminuiu, mas Gustavo Gómez cometeu pênalti infantil logo em seguida, o que poderia aumentar a vantagem dos argentinos para 3×1. Weverton, então, se agigantou e defendeu a cobrança, evitando um desastre. O Verdão conseguiu um empate naquela partida, muito graças a isso.

Contra o Júnior Barranquilla, na fase de grupos, o goleiro fez uma de suas maiores defesas com a camisa alviverde:

Palmeiras 1×0 Chapecoense – Allianz Parque – 2019

O lance mais simbólico de todos: O Palmeiras de Mano Menezes buscava uma retomada heroica no Brasileirão de 2019, até que veio a Chapecoense, que impôs tremenda dificuldade no Allianz Parque. Após 90 minutos num angustiante 0x0, um atacante adversário sai cara a cara com Weverton. Tensão.

O goleiro defende e sai correndo, desesperado, para evitar que a bola saia. Ele consegue, dá um passe para Diogo Barbosa e, logo em seguida, o gol da vitória palmeirense acontece. Sem a raça de Weverton (que é também um exímio iniciador de jogadas), provavelmente a busca pelo título teria ficado impossível logo ali.

Palmeiras 1×0 Ceará – Allianz Parque 2019

Num momento de auge da briga com o Flamengo pelo título Brasileiro, a equipe alviverde teve a vida muito complicada pelo Ceará, novamente no Allianz Parque. O que Weverton fez naquela noite, na nova casa do Verdão, só pode ser comparado ao que Fernando Prass fez contra o Rosário Central, em 2016.

Por fim, um compilado postado pela própria TV Palmeiras. Confira cinco defesaças de Weverton: