No Allianz, Palmeiras atropela o Botafogo e assume a liderança do Brasileirão

Verdão venceu o rival por 4 a 0 e chegou na ponta da tabela do torneio nacional com 19 pontos

O Palmeiras bateu o Botafogo por 4 a 0 nesta quinta-feira (9), no Allianz Parque, e retornou para a liderança do Campeonato Brasileiro, com 19 pontos em dez jogos. Os gols do Verdão foram marcados por Rony, duas vezes, Gustavo Scarpa e Wesley, com pouco mais de 33 mil pessoas presentes no estádio alviverde.

Com a vitória, o Palmeiras confirma dois meses sem derrotas, contando todos os torneios, e alcança a marca de 16 partidas de forma invicta, com 12 vitórias e quatro empates. No Brasileirão, essa é a nona partida de invencibilidade com o Alviverde com uma campanha de cinco vitórias, quatro empates e apenas uma derrota.

Os gols marcados na noite de quinta-feira também fizeram o Palmeiras alcançar o status de time que mais marcou na competição, até o momento, com 17 bolas na rede. Além de manter a equipe com a melhor defesa da competição, com apenas cinco gols sofridos. O próximo jogo do Maior Campeão Nacional será contra o Coritiba no domingo (12), às 18h (de Brasília), em Curitiba-PR. O Palmeiras está na liderança com 19 pontos, um a mais do que o Corinthians que é o vice-lider do certame.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

O JOGO

Em noite chuvosa no Allianz Parque, o Palmeiras iniciou o duelo contra o Botafogo com os retornos do goleiro Weverton e do meio-campista Danilo, que estavam com a Seleção Brasileira em amistosos pela Ásia. Porém, o Alviverde não contou com a presença de Raphael Veiga, lesionado para o jogo do Campeonato Brasileiro. Em seu lugar, Abel Ferreira optou pela entrada de Gabriel Veron pela esquerda, mantendo Rony como centroavante e posicionado Gustavo Scarpa pelo meio.

O começo foi avassalador para o Verdão. Desde o princípio, o time palestrino foi bastante eficiente em suas jogadas ofensivas. Aos quatro minutos, após finalização de Rony pela esquerda, Gatito espalmou a bola para escanteio. Após a cobrança de Gustavo Scarpa, Murilo cabeceou a bola para o fundo das redes, entretanto, com desvio em Luan, que estava em posição de impedimento. Por esse motivo, com checagem do VAR, o árbitro Anderson Daronco anulou o gol.

Não demorou muito para o Palmeiras, de fato, abrir o marcador. Aos 11 minutos, Gustavo Scarpa recebeu um passe longo dentro da grande área, levou a bola para a linha de fundo e cruzou para Rony fazer o primeiro gol da partida. O lance novamente foi checado e, dessa vez, validado pelo juiz.

O Verdão, então, utilizou a mesma estratégia para seguir intenso. Abaixou as linhas de marcação e chamou o Botafogo para seu campo de jogo, dessa forma, espaços abriam e quando tinha a bola, o Palmeiras conseguiu ficar de forma confortável no ataque adversário. Aos 14 minutos, Dudu recebeu a bola pelo lado direito, arriscou o chute e acertou a trave botafoguense.

A blitz do Alviverde seguiu e o segundo gol veio aos 17 minutos. Gustavo Scarpa recebeu a bola pela direita dentro da área, cortou para dentro e chutou cruzado para ampliar o jogo em 2 a 0. Aos 25 minutos, Rony recebeu pela esquerda e fez o cruzamento para Dudu. O camisa sete tocou de primeira e, por obra do destino, acertou o pé da trave com o rebote tendo as mãos de Gatito como destino. Tudo isso dentro da pequena área.

Aos 33 minutos, o Palmeiras conseguiu chegar ao terceiro gol. Em cobrança de escanteio pela direita, Gustavo Scarpa encontrou Rony dentro da área, que marcou o segundo dele no jogo, de cabeça, para fazer o Palmeiras ampliar o placar para 3 a 0, ainda no primeiro tempo.

O técnico do Botafogo, Luís Castro, mudou o posicionamento de sua equipe recuando os laterais na busca de preencher espaços livres na defesa alvinegra. O Palmeiras ainda chegou com perigo com Gabriel Veron pela esquerda, mas o lance foi cortado antes mesmo da finalização.

Na segunda etapa, o time alvinegro promoveu duas substituições com o intuito de tentar ter mais posse de bola e equilibrar a partida. A chuva, por sua vez, engrossou no Allianz Parque e auxiliou em deixar o jogo um pouco mais parelho do que no primeiro tempo. Aos 16 minutos, Abel Ferreira promoveu as primeiras mudanças do time alviverde: sairam Danilo e Gabriel Veron para as entradas de Fabinho e Rafael Navarro, respectivamente.

Aos 20 minutos, Rafael Navarro balançou as redes, mas como recebeu a bola em posição de impedimento, não teve seu gol validado. O Botafogo deu a resposta aos 21 minutos. Em cobrança de falta, Saravia toca, Weverton desvia e a bola explode no travessão. Essa foi uma das poucas boas chances alvinegras durante toda a partida.

Aos 30 minutos foi a vez de Rony deixar o gramado para a entrada de Wesley. Ao sair de campo, o rústico foi ovacionado pelos torcedores presentes na casa palestrina. Aos 35 minutos, o Palmeiras fez suas últimas duas alterações: Dudu e Gustavo Scarpa saíram para as entradas de Atuesta e Breno Lopes.

As trocas conseguiram fazer com que o Palmeiras ficasse com a posse de bola no ataque botafoguense, rodeando a área adversária, mas sem conseguir concluir em gol. Porém, aos 41 minutos, Wesley recebeu pela esquerda, deu oito pedaladas ao entrar na área, cortou para dentro e acertou um chute colocado no ângulo do goleiro Gatito Fernández para fazer o quarto gol e fechar o jogo.

LEIA MAIS