No NP Cast, Fernando Nardini comenta situação de Viña: ‘Se faz pouco caso da saúde mental no esporte’

O narrador e apresentador dos canais ESPN/Fox Sports foi o convidado do podcast do Nosso Palestra

O convidado do episódio 21 do NP Cast foi o narrador e apresentador Fernando Nardini, do canal ESPN/Fox Sports. Na presença de Celso Ardengh, João Gabriel Falcade, Artur Abramo e Leonardo Barbieri, da página INFOS Palestra, o programa da última segunda-feira (05) abordou diversos assuntos. Entre conversas sobre Palmeiras, NBA, NFL e tênis, o convidado abordou em todas elas a importância do equilíbrio e cuidado mental para o alto rendimento no esporte.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram
 / Ouça o NP Cast!

Logo no início, destacou a recuperação de Gustavo Scarpa para a temporada atual do Verdão. O jogador ganhou sequência e vem sendo uma das peças fundamentais para a equipe.

– Que legal que o cara (Scarpa) se encontrou. Porque ele viveu um marasmo tão grande no Palmeiras, por tanto tempo. Um cara com a qualidade que ele tem, não podia ficar tanto tempo fora. Mas são diversas as questões. É um negócio que precisa ser muito instigado pelo jogador de futebol. Acho que ele viveu uma baixa de desmotivação, de desânimo. Que legal que ele se recuperou porque ele tem muita qualidade, é um cara diferente.

Sobre a inevitável comparação entre o comportamento de Abel Ferreira e Luiz Felipe Scolari, Nardini exemplificou de forma simples e objetiva: “a experiência diz tudo”.

– O Felipão é um cara que está aqui e está plenamente acostumado a lidar com a imprensa brasileira. É um cara que tira de letra qualquer bola quadrada que venha na coletiva: ou ele vai dar um coice, ou ele vai fazer uma graça, ou ele não vai responder. Ele está plenamente acostumado com isso.

– Agora, o Abel chegou aqui e vê uma realidade que ele não conhecia. Chega em um dos clubes mais difíceis de se trabalhar, que é o Palmeiras, com cobrança, que vem de torcida, vem de ambiente político, vem também da imprensa. (…) Tudo é muito novo para ele. A gente fala tanto do Abel e parece que ele está tanto tempo no Palmeiras pelo que já fez, pelo que já ganhou, mas não faz. Acredito que seja uma questão de adaptação.

Por fim, a reação do lateral-esquerdo Matías Viña após perder o pênalti, que culminou na eliminação do Uruguai na Copa América, também foi discutida ao longo do episódio. Para Nardini, a falta de empatia e a desvalorização do trabalho dos profissionais da psicologia do esporte são alguns dos pontos mais prejudiciais para a evolução do tema dentro do segmento.

– Quando ele perde o pênalti na Copa América e fica daquele jeito, eu pensei muito nessa história e os motivos que poderiam ter levado o Abel a ter tirado o Viña do time e deixar o Victor Luiz como titular de maneira repentina. (…) Infelizmente, ainda se dá pouca atenção às doenças da mente e é uma barreira no futebol. A gente escuta, e em diversas áreas, que isso é frescura, que é ‘mimimi’, que é coisa da molecada de hoje em dia, que antigamente não tinha isso. É só se colocar no lugar da pessoa.

Acompanhe o episódio completo do NP Cast disponível na Orelo ou assista o programa no canal do Youtube do NOSSO PALESTRA:

LEIA MAIS