Números comprovam importância ofensiva e defensiva de Lucas Lima no Palmeiras

O meio-campista Lucas Lima caiu de vez no gosto do torcedor palmeirense no segundo semestre. É claro que ter balançado as redes cinco vezes só nesse período, sendo duas vezes na vitória por 2 a 0 sobre o Botafogo no Allianz Parque e um em clássico diante do Santos, ajudou muito o atleta. Mas sua importância dentro de campo tem ido além do grito de gol. Tanto na criação quanto na marcação, Lucas Lima tem sido um dos destaques quando está em campo.

JOGADOR QUE MAIS DESARMOU NO CHOQUE-REI

No clássico com o São Paulo, no Morumbi, Lucas Lima não deu assistência para nenhum dos dois gols da vitória, mas foi importante para o sistema defensivo da equipe passar mais 90 minutos sem ser vazado. Dentre todos os jogadores em campo, o meio-campista alviverde foi aquele que mais desarmou, com seis tentativas corretas. Os zagueiros Luan e Gustavo Gómez, além do volante Felipe Melo, dividiram a segunda posição em desarmes com três, metade do trabalho apresentado por Lucas Lima.

ENTRE OS PALMEIRENSES, LUCAS LIMA TEM O MELHOR APROVEITAMENTO EM DESARMES NO BRASILEIRÃO

Lucas Lima é o sétimo jogador em números totais de tentativas de desarme dentro da equipe do Palmeiras no Brasileirão, porém ele é o que tem melhor aproveitamento entre os 10 primeiros da lista, ou seja, o que mais acerta entre os que mais trabalham o fundamento nas partidas.

De acordo com os números do Footstats, Lucas Lima acumula 34 tentativas de desarme, obtendo sucesso em 31 delas, resultando em 91.2% de aproveitamento. O melhor aproveitamento atrás do meia é do zagueiro Gustavo Gómez, que soma 86,4% com 22 tentativas de desarme e 19 acertos.

NO PALMEIRAS, NINGUÉM DÁ MAIS ASSISTÊNCIAS PARA FINALIZAÇÃO DO QUE LUCAS LIMA

O meio-campista é o líder da equipe quando o assunto é deixar jogadores alviverdes em condições de balançar as redes. Embora os passes tenham resultado em gol apenas duas vezes no Brasileirão, Lucas Lima já acumula 39 assistências para finalização em 25 jogos disputados pelo Campeonato Brasileiro. O atacante Dudu é o segundo no quesito, com 33 passes, porém quem os recebeu aproveitou melhor, já que ele é o jogador que mais deu passes para gol no Brasileirão, com nove assistências em jogadas que resultaram em gol.

CRIAÇÃO E MARCAÇÃO TORNAM LUCAS LIMA IMPORTANTE ARMA DE FELIPÃO

O desempenho do atleta no segundo semestre é confirmado pelos bons números apresentados na matéria. Justamente por conta dessa alta performance em dois importantes quesitos para um meio-campista moderno completo, Lucas Lima é uma das armas de Luiz Felipe Scolari para confrontos que merecem um meio-campo protegido, porém com qualidade individual suficiente para acelerar uma jogada com um passe. A aplicação de Lucas Lima trouxe o torcedor palmeirense para o seu lado, seja numa roubada de bola ou num bom passe para finalização.

*Todos os números apresentados aqui estão no Footstats