Números defensivos ligam alerta, mas Palmeiras tem estatísticas positivas para duelo diante do Tombense
Clube não foi derrotado por três gols de diferença em 2023 e tem boas estatísticas ofensivas em duelos de mata-mata
O Palmeiras saiu de campo no último domingo (23) mais uma vez sendo vazado. Antes tido como o clube da ‘baliza zero’, o Verdão tem tido dificuldade nos últimos jogos para não sofrer gols durante os 90 minutos. Ainda assim, os números são positivos para o duelo contra o Tombense pela Copa do Brasil.
Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra
No jogo da ida, disputado no Allianz Parque, o Verdão venceu o Tombense por 4 a 2 e pode perder por até um gol de diferença que garante vaga às oitavas de final da competição nacional. Em 2023, em apenas uma ocasião o time perdeu por uma diferença de dois pontos, que levaria a decisão aos pênaltis – contra o Bolívar, pela primeira rodada da Libertadores.
Uma diferença de três gols, o que garantiria a classificação para o clube mineiro, ainda não foi sentido por Abel Ferreira em 2023. Na atual temporada, apenas contra o Bolívar e contra o Flamengo, na vitória por 4 a 3 pela Supercopa do Brasil, a equipe sofreu três tentos, mas em ambos os duelos balançou as redes.
Levando em consideração as 22 partidas disputadas pelo Verdão em 2023, apenas em seis o clube sofreu dois ou mais gols – em contrapartida, em todos, o time de Abel marcou ao menos um gol. Nesse recorte são duas vitórias (Flamengo e Tombense), dois empates (Corinthians e Vasco) e duas derrotas (Água Santa e Bolívar).
Considerando toda a passagem do treinador português no clube, apenas duas derrotas em mata-mata aconteceram por dois ou mais gols de diferença – contra o São Paulo, na final do Campeonato Paulista em 2021, e novamente contra o Tricolor, na final do Paulistão de 2022. Ao todo, Abel Ferreira tem 56 jogos de mata-mata pelo time palestrino, com 33 vitórias, três empates e dez derrotas. Nas 35 ocasiões de mata-mata, o time saiu vitorioso em 26 oportunidades, e em nove foi eliminado.
O Palmeiras enfrenta o Tombense na próxima quarta-feira (26) às 20h (de Brasília), no Estádio Parque do Sabiá, em Uberlândia, no interior de Minas Gerais. Apesar do jogo ter mando de campo do clube mineiro, o estádio está localizado há cerca de 900km de Tombos, sede do clube. É esperado um bom volume de palmeirenses no estádio.
LEIA MAIS
Estevão assina primeiro contrato profissional pelo Palmeiras
Tombense x Palmeiras: saiba como assistir à partida pela 3ª fase da Copa do Brasil
Rony e Veiga iniciam transição física, e Palmeiras treina visando jogo contra Tombense