O gol, a reza e o click: ‘Uma das fotos mais bonitas da história do Palmeiras!’

Foto: Daniel Augusto Jr/LancePress

6 de junho de 2000.

No próximo sábado, vamos completar 20 anos de um dos jogos mais emocionantes e históricos da Sociedade Esportiva Palmeiras. A classificação para a final da Libertadores de 2000 não poderia ter sido mais épica. Diante do maior rival. Buscando duas viradas. E pelo segundo ano consecutivo, eliminando ‘eles’ da maior competição do nosso continente.

Se tem uma imagem que retrata bem o que foi aquela noite no Morumbi, essa imagem é exatamente a foto que ilustra a capa dessa reportagem. Aos 38 minutos do primeiro tempo, Euller venceu Dida e abriu o marcador para o Palmeiras.

Na comemoração, o ‘Filho do Vento’ se ajoelhou na bandeira de escanteio. De frente para o camisa 7, estava o até então fotógrafo do jornal Lance!, Daniel Augusto Jr.

Em Live com o Nosso Palestra nesse último domingo, Euller admitiu que estava terminando de agradecer Deus no exato momento da foto.

Hoje com mais de 10 anos como fotógrafo oficial do Corinthians, Daniel Augusto era um fotojornalista naquela noite. Sem time, pelo menos durante o exercício de sua profissão. Sua paixão alvinegra não poderia atrapalhá-lo naquele momento.

Daniel foi mais fotojornalista do que nunca, e o click ganhou a página de abertura do Lance! do outro dia, entrou para a história da Sociedade Esportiva Palmeiras.

Leia o relato de Daniel Augusto Jr sobre a história dessa fotografia:

"Estádio do Morumbi; 06/06/2000; Semi-final da Taca Libertadores da América, Palmeiras X Corinthians, em jogo uma vaga na final…

As pessoas que me conhecem um pouco sabem que hoje sou fotógrafo oficial do Corinthians, mas nesse tempo eu trabalhava no Lance. E trabalhando em um jornal você faz todo tipo de pauta.

Corinthians tinha ganho o primeiro jogo por 4×3. Esse segundo jogo deu 3×2 “para eles” e a classificação nas mãos do Marcos.

Eu não me lembro essa foto do Euller foi feita quando ele marcou o primeiro gol, ou se foi na comemoração da classificação. O fato é que eu fiz essa linda imagem, triste para mim, mas muito jornalística.

Naquele tempo o filme era revelado e a imagem escaneada para poder imprimir. Me lembro quando entrei na redação do Lance, tarde da noite, zuando, dizendo o que todo jornalista sonha em fazer, relembrando uma frase que teria sido dita no filme de Orson Welles, Cidadão Kane: “Parem as máquinas (ou as rotativas) porque tenho "a foto".

Enquanto os chefes avaliavam se sim, se não, revelei o filme e escaneei. Uma outra imagem que já estava diagramada na página e pronta para ser impressa, foi trocada. Essa foto é horizontal e foi usada em página inteira na abertura da notícia. Você tinha que virar o jornal para vê-la inteira.

Jornalismo na veia!!!"

Na Live deste último domingo, 31, do Nosso Palestra, Mauro Beting e Euller relembraram essa foto histórica.

Para o jornalista palmeirense, essa é uma das fotos mais bonitas da história da SEP.

Assista ao papo completo com o Filho do Vento!