Observador do Palmeiras analisa importância de torneios amadores na captação de talentos

Douglas Gramani destacou especialmente a Taça das Favelas, maior campeonato entre comunidades do Brasil

Um dos principais observadores técnicos que compõem o grupo de olheiros do Palmeiras, Douglas Gramani destacou a importância de torneios amadores na captação de novos talentos, prática comum nas categorias de base do Verdão, em entrevista concedida ao jornalista Felipe Assialdi, do Portal Digitais PUC-Campinas.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

– Em torneios como a Taça das Favelas, conseguimos reunir vários atletas de diferentes idades para que possamos observá-los. Esses meninos geralmente são oriundos de bairros mais pobres, jogam com os meninos mais velhos e conseguimos observar alguns talentos. Para nós é de grande importância – afirmou Gramani.

A Taça das Favelas, maior campeonato entre comunidades do Brasil, e outras ligas amadoras são cada vez mais exploradas pela captação do Palmeiras. Em 2017, a diretoria trouxe Patrick de Paula, destaque na edição disputada no Rio de Janeiro. Já em 2019, última edição antes da paralisação pela Covid-19, Carlos Matheus, destaque recente do Verdão na ICGT, na Holanda, foi descoberto na edição realizada na capital paulista.

BASE DO PALMEIRAS SE CONSOLIDOU NA ÚLTIMA DÉCADA

O Centro de Formação de Atletas (CFA) do Palmeiras se consolidou nos últimos anos como uma das principais referências de base no Brasil. Com dezenas de títulos de expressão conquistados e inúmeros recordes quebrados, o clube colhe os frutos da estruturação iniciada em 2013 e do investimento em profissionais de diversas áreas, o que permitiu estabelecer uma filosofia de trabalho única em suas nove categorias (Sub-10, Sub-11, Sub-12, Sub-13, Sub-14, Sub-15, Sub-16, Sub-17 e Sub-20) e de intercâmbio com o departamento de futsal.

Atualmente, o Palmeiras trabalha com mais de 200 atletas em suas categorias inferiores, provendo acomodações para jogadores do Sub-15 ao Sub-20, e os treinamentos são realizados na Academia de Futebol II, em Guarulhos, de uso exclusivo da base. O local conta com cinco campos em tamanho oficial (incluindo um com arquibancada e camarotes), campo específico para treino de goleiros, vestiários, academia de musculação, departamento médico e rouparia.

Em 2021, o Verdão conquistou cinco taças pela base na temporada 2021: Paulista Sub-20, Paulista Sub-15, Nike Premier Cup Sub-15, Copa Umbro Sub-14 e Liga de Desenvolvimento CBF Sub-13. Já em 2022, o clube levantou a Copinha, a FAM Cup, Festival TSFC Sub-15 e Sub-17, além da ICGT, disputado na Holanda.

LEIA MAIS:

Palmeiras é derrotado pelo São Paulo e larga em desvantagem na Copa do Brasil
Scarpa lamenta derrota para o São Paulo na Copa do Brasil: ‘Não fomos efetivos’