Opinião: ‘Endrick lidera estatísticas do Brasileirão mesmo sendo pouco aproveitado no Palmeiras’
Jovem atacante é o jogador que menos precisa finalizar para marcar e praticamente mantém média de gols por minutos das categorias de base
Pouco utilizado por Abel Ferreira em relação aos outros atletas do ataque do Palmeiras, o atacante Endrick, de 17 anos, lidera estatísticas ofensivas do Campeonato Brasileiro. O atleta mostra que, apesar dos poucos minutos, continua sendo peça fundamental para o funcionamento da equipe.
Segundo dados do SofaScore, publicados pela plataforma nas redes sociais, o camisa 9 é o jogador que menos precisa de finalizações para balançar a rede entre todos da competição. O Cria da Academia marca, em média, a cada 2.4 chutes, seguido por Franco Cristaldo, do Grêmio, e Robson, do Fortaleza, com 2.8. Artilheiro do Brasileirão, Tiquinho marca uma vez a cada 2.9 finalizações.
Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra
VEJA NO NOSSO PALESTRA
Palmeiras se reapresenta, e Endrick afirma: ‘Tudo que jogador precisa é confiança’
A lista, que elenca as dez maiores médias, não incluem nenhum outro atleta do Verdão. Deyverson, que defendeu as cores palestrinas entre 2017 e 2019 e entre 2021 e 2022, aparece na décima colocação, com 3.7 arremates de média. O centroavante que atualmente joga pelo Cuiabá é o terceiro do torneio, com oito gols.
Outro destaque da lista é o atacante Vitor Roque, do Athletico-PR. Assim como Endrick, o jovem já está negociado com o futebol europeu, e conta os dias para ir defender o Barcelona – justamente o principal rival do Real Madrid, equipe que o palmeirense atuará. Vitor ocupa a quinta colocação, com 3.2. Ele é o segundo maior goleador do Brasileiro, com 11 gols.
Em números gerais, Endrick soma 16 partidas no Campeonato Brasileiro, sendo apenas quatro como titular. Com 480 minutos dentro de campo, equivalentes a 5.3 jogos completos, o jovem soma quatro gols, além de outras três grandes chances perdidas. A frequência de uma bola na rede a cada 120 minutos segue linha similar ao jovem no Brasileirão Sub-20, onde marcava a cada cerca de 100 minutos dentro de campo.
O jovem palmeirense está no clube desde os 11 anos, em 2016. Em 2022, Endrick conquistou quatro de cinco títulos disputados, ao vencer a Copa São Paulo de Futebol Junior, a Copa do Brasil Sub-17, Campeonato Brasileiro Sub-20 e Campeonato Brasileiro, com o elenco principal. A joia se tornou o primeiro atleta a vencer títulos desde o Sub-11 até a equipe profissional.
Vice-líder do Campeonato Brasileiro, o Verdão recebe nesta sexta-feira (15) o Goiás, no Allianz Parque, às 21h30 (de Brasília), pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro. Em caso de vitória, a equipe comandada pelo técnico Abel Ferreira pode diminuir a vantagem do líder Botafogo para sete pontos – os cariocas entram em campo apenas no sábado (16).