Opinião: ‘Luighi é um dos grandes personagens da base do Palmeiras em 2023’

Artilheiro do Sub-17 e promovido ao Sub-20, ex-parceiro de Endrick e Luis Guilherme é o atleta com maior evolução durante a temporada

Celeiro de grandes promessas, as categorias de base do Palmeiras parecem ter achado o substituto de Endrick para comandar o ataque da equipe Sub-20. Artilheiro do Sub-17, Luighi não apenas foi promovido de categoria nos últimos meses, como assumiu a condição de titular e sanou um dos problemas da equipe de Lucas Andrade: a falta de um nove de ofício.

Em 14 jogos pelo Sub-17, entre Campeonato Paulista, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro, são 16 gols e cinco assistências – líder de bolas na rede e terceiro na lista de garçons entre o elenco. Promovido ao Sub-20 em julho, são dois gols em seis jogos e a titularidade já consumada.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

A falta de um centroavante custou caro o Palmeiras na Libertadores Sub-20, em julho. Sem Luighi, que não foi inscrito, apenas Daniel foi escalado para fazer a função na competição continental. Vivendo com problemas constantes de lesão, o camisa 9 pouco atuou no torneio. O jeito foi improvisar o meia Thalys, que, apesar de ser o grande destaque do Verdão no Chile, acabou sacrificando o meio-campo da equipe, que ficou sem o jogador responsável pela ligação.

Nascido em 2006, o jovem está no clube desde 2006, quando tinha 10 anos. Parceiro de Endrick e Luis Guilherme, compôs ataque com a dupla do profissional em toda a trajetória nas categorias de base. No entanto, ainda é o único que não teve chances com Abel Ferreira.  

VEJA NO NOSSO PALESTRA
Palmeiras goleia na Colômbia e encaminha vaga na semifinal da Libertadores

Luighi já superou em 2023 os gols marcados no último ano. Em 2022 foram 15 bolas na rede em 40 jogos. Apesar de ser o atleta mais utilizado por Rafael Paiva na temporada, passou boa parte do tempo como reserva de Endrick e Matheus Patolino, hoje no Corinthians.

A condição de titular e a subida ao Sub-20 mostram a evolução do jovem com a camisa palestrina em 2023. Ao lado de Kevin, é, sem duvidas, um dos grandes personagens na base nesta temporada. Levando em consideração margem de evolução e crescimento, passa a ser o principal nome – uma vez que Kevin já apresentava crescimento desde 2022.

Atualmente contundido, o centroavante estava com o Sub-17 no México para a disputa Torneo Internacional de Fuerzas Básicas.  Na última segunda-feira (21) o desconforto fez com que o atacante voltasse ao Brasil para iniciar o tratamento.

Por se tratar de algo leve, o Palmeiras trabalha com otimismo para o retorno do jovem para a final do Campeonato Brasileiro Sub-20, no dia 8 setembro (sexta-feira). O local e o horário do duelo ainda serão confirmados pela CBF.