Oposição do Palmeiras anuncia movimento para garantir candidatura à presidência do clube

Alas políticas do Verdão criaram um plano de ação visando as eleições que ocorrem no fim de 2024

A oposição do Palmeiras anunciou a criação do “Palmeiras Avante”, movimento que visa a candidatura à presidência do clube nas eleições que serão realizadas no fim de 2024. Com a participação de grupos como o “Ocupa Palestra”, a ação busca definir um representante para concorrer com Leila Pereira, atual mandatária que buscará a reeleição.

Confira a nota oficial na íntegra

Palmeiras Avante. Este é o nome do movimento de oposição desenhado para as eleições à presidência do clube, previstas para novembro. Reuniões ao longo das últimas semanas definiram as bases que unem diversos grupos políticos. Os nomes de possíveis candidatos estão sendo analisados, mas a prioridade é definir um plano de gestão capaz de impulsionar a Sociedade Esportiva Palmeiras, escutando associados e torcida e promovendo a união de diversas alas políticas.

Foi firmado um compromisso entre conselheiras e conselheiros ligados a grupos como Ocupa Palestra, Grupo Arquibancada e Academia, além de nomes independentes e outros que chegaram a fazer parte da gestão atual, mas que se manifestaram descontentes com a administração iniciada em dezembro de 2021, especialmente pela falta de transparência e coerência no discurso. O processo de construção da chapa terá como base um projeto que promova profissionalismo, respeito ao Palmeiras e sua torcida e o fortalecimento das regras de governança e transparência.

– Estamos unindo grupos e pessoas interessadas em construir um Palmeiras mais democrático, profissional e transparente. Queremos um clube que respeite e esteja mais próximo da sua torcida, sócias e sócios. Acreditamos que o Palmeiras pode ser ainda mais forte adotando melhores práticas de gestão e governança – declara Felipe Giocondo, coordenador do movimento.

Nosso futuro candidato ou candidata deverá se comprometer com as ideias e propostas que vamos construir de maneira colaborativa, inclusive com espaço para associados e torcedores serem ouvidos – finaliza.

A consolidação do Movimento Palmeiras Avante como um grupo que reúne diversas alas do clube ganhou força após os incômodos generalizados gerados pela postura e posicionamentos de Leila Pereira em entrevistas e reuniões, bem como pelas ações tomadas pela presidente diante da repercussão e cobranças realizadas por membros da oposição.

– O que nos une é o desejo por uma gestão menos personalista, que devolva o protagonismo ao próprio Palmeiras. Os crescentes conflitos de interesses estão nos enfraquecendo ano após ano e colocando nosso futuro em risco. Não há mais espaço para esse tipo de comportamento no futebol atual – conclui Giocondo.

Palmeiras Avante

O Palmeiras Avante é um movimento que idealiza um Palmeiras mais profissional, transparente e sem dono. O movimento quer pensar e construir o Palmeiras do futuro, valorizando sua identidade brasileira e seu alcance nacional e articulando uma instituição mais inclusiva, democrática e capaz de, por meio de uma administração profissional e de excelência, mover o clube adiante e colocá-lo à frente de ações importantes para sua torcida e toda a sociedade. 

O Movimento Palmeiras Avante é multipartidário e reúne conselheiras e conselheiros, associados e associadas, torcedores e torcedoras que estão construindo um projeto de gestão verdadeiramente baseado em profissionalismo, respeito e transparência.