Os problemas do sistema defensivo do Palmeiras em 11 imagens

O Palmeiras não sofria uma derrota por dois gols de diferença desde outubro do ano passado, quando deixou a Bombonera com um 2 a 0 para o Boca. O revés de mesmo placar contra o Ceará, aliás, não me pareceu um acaso. A equipe de Felipão sofreu quatro gols nos últimos três jogos. Além disso, Weverton também apareceu como nunca no ano. Antes, não era necessário. Porém, defensivamente o Palmeiras tem cometido deslizes suficientes para permitir ao adversário boas oportunidades de finalização. Separei algumas imagens que me parecem mostrar problemas recentes no sistema defensivo alviverde: espaço para finalização e erros de marcação.

ESPAÇO PARA CONCLUSÃO DAS JOGADAS NO MEIO RENDEU GOLS E PERIGO:

CEARÁ X PALMEIRAS – GOL DE MATEUS GONÇALVES – Espaço que Mateus Gonçalves teve para finalizar já apareceu outras vezes antes.

A intensidade defensiva do Palmeiras, de um modo geral, não permitia nem que o adversário cogitasse ajeitar uma bola para finalizar com calma. Não foi assim com Mateus Gonçalves, por exemplo, na abertura de placar do jogo de ontem.

Repare na imagem abaixo que há uma linha de cinco palmeirenses dentro da grande área, sendo que há apenas um atleta rival devidamente marcado. Fora da área, outros três jogadores alviverdes estão sozinhos, próximos do meio-campo. Entre eles, dois atletas do Ceará (um deles é Mateus Gonçalves) estão em condições de receber uma assistência para finalização, condição que tirou o zero do placar no Castelão.

WhatsApp-Image-2019-07-21-at-23.14.55--13-

INTERNACIONAL X PALMEIRAS – LANCE PERIGOSO – Contra o Internacional, uma imagem muito parecida com essa do gol de Mateus Gonçalves aconteceu com Edenílson: seis jogadores do Palmeiras estão dentro da área para impedir a participação de três atletas colorados no lance. Entretanto, Edenílson consegue arriscar, sem marcação, quando a bola sobra, mas falha na mira e perde o gol. Confira o que descrevi na imagem abaixo:

eden-lson

INTERNACIONAL X PALMEIRAS – LANCE PERIGOSO – No mesmo confronto, mais uma vez o erro aparece: cinco jogadores palmeirenses estão em cima de três atletas do Internacional na área, mas ninguém está marcando D’Alessandro, que recebe livre para arriscar e exigir boa defesa de Weverton. Confira o que descrevi na imagem abaixo:

Dalessandro

INTERNACIONAL X PALMEIRAS – GOL DE PATRICK – Há quatro jogadores do Palmeiras praticamente no mesmo lugar da grande área em frente a dois atletas do Inter. Na sobra de bola, Patrick recebe com espaço no meio para concluir a gol. A zaga ainda tenta salvar, mas o desvio acabou sendo decisivo para que a bola subisse e passasse por cima de Weverton. Confira o que descrevi na imagem abaixo:

Patrik

QUANDO ESPAÇO NÃO APARECEU, ERRO DE MARCAÇÃO INDIVIDUAL PREJUDICOU

SÃO PAULO X PALMEIRAS – GOL DE PABLO – Contra o São Paulo, lance parecido com esses três mencionados acima acontece, mas a marcação está posicionada: o gol tricolor sai em falha individual. Repare na imagem do lance, onde é possível perceber que os dois atletas invadindo a área pertencem aos dois defensores que estão na área. Os quatro homens da linha defensiva estão com algum "responsável", assim como os dois jogadores do São Paulo que vem de trás também estão com dois marcadores alviverdes (até mais a frente deles). Confira o que descrevi na imagem abaixo:

ZAGA-POSICIONADA-GOL-SP

A falha é de um zagueiro do Palmeiras. Ela acontece na finalização, quando Pablo consegue se antecipar a Antônio Carlos (em bola que veio na direção do defensor) e chutar para as redes, como você pode ver na imagem abaixo, que é sequência da apresentada acima.

LANCE-SP-ZAGA-POSICIONADA

CEARÁ X PALMEIRAS – GOL DE LEANDRO CARVALHO – A defesa está devidamente posicionada e o lançamento vem de um tiro de meta do goleiro do Ceará. Felipe Melo tenta o corte, mas a bola raspa sua cabeça e segue em direção ao gol do Palmeiras. O problema é que Leandro Carvalho estava mais esperto do que Diogo Barbosa e ganhou na corrida, mesmo saindo atrás, finalizando por cima de Weverton: mais um gol envolvendo falha individual. Confira a vitória individual de Leandro na sequência de imagens:

leandro-carvalho-1
leandro-carvalho-2
leandro-carvalho-3

SÃO PAULO X PALMEIRAS – LANCES PARECIDOS E PERIGOSOS – Espaços e falhas na intermediária do setor defensivo estão acontecendo e o início de grande parte das jogadas que terminam em finalização a gol está nas laterais defensivas, onde o adversário tem usado para se aproximar do gol de Weverton.

Os gols sofridos diante de São Paulo e Internacional tiveram origem em lances pelas pontas. Contra o Ceará, o primeiro gol também foi assim. Porém, Weverton foi decisivo em dois lances construídos pelo meio-campo do São Paulo que poderiam ter gerado uma sequência de três derrotas ao Palmeiras. Como você pode ver nas duas imagens abaixo, Tchê Tchê e Pato recebem, pelo lado, cara a cara com o goleiro em lance construído pelo meio:

TT
pATO

Em resumo: espaços na intermediária quando o adversário cria pela ponta, espaços na ponta quando o adversário cria pelo meio e erros individuais quando o posicionamento está bem postado. Esse elenco não havia visto adversários pisarem tanto na sua área quanto nos últimos três jogos. O sistema defensivo do Palmeiras ainda não encontrou o equilíbrio de outrora, quando o adversário tinha a bola consigo, mas olhava para as linhas alviverdes e não sabia o que fazer com ela.

A pausa para a Copa América pode ter trazido ao time de Felipão uma quebra forte de ritmo e intensidade. Suficiente para desequilibrar as ações defensivas e trazer, em alguns lances, impressão de falta de entrosamento dos atletas no momento defensivo. Duvidar da capacidade desse sistema que funcionava (e muito bem) é esquecer o trabalho do 1° semestre, porém constatar que ele ainda não se achou na segunda metade do ano é mais do que razoável.