Confronto inédito: Palmeiras tem 17 jogadores que nunca enfrentaram Cruzeiro pelo clube
Cerca de dois terços do atual plantel palestino chegou ao clube após o final de 2019
O Palmeiras enfrenta o Cruzeiro na segunda-feira (11) às 19h (de Brasília) no Allianz Parque, pela 19° rodada do Brasileirão. Após mais de três anos, o Verdão volta a duelar com o time mineiro. Com a base do elenco atual formada após 2020, muitos dos atletas palmeirenses nunca duelaram contra os mineiros.
Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra
Do atual plantel, 17 jogadores chegaram depois do rebaixamento do Cruzeiro, em 2019, enquanto apenas oito estavam no clube antes da data. Até mesmo Abel Ferreira, que completou 200 jogos pelo Verdão em julho, nunca encarou os mineiros em sua trajetória no Brasil – o português está no clube desde outubro de 2020.
Na última ocasião em que se enfrentaram, a partida terminou 2 a 0 para o Alviverde no Mineirão. O confronto, válido pela última rodada do campeonato nacional de 2019, culminou no rebaixamento do Cruzeiro para a segunda divisão pela primeira vez na história. Os gols palestrinos foram marcados por Zé Rafael e Dudu, dois dos remanescentes daquele elenco.
VEJA NO NOSSO PALESTRA
Arbitragem de vídeo analisa lance de bola na mão de Menino contra Atlético-MG
Além destes, apenas Weverton, Marcos Rocha, Mayke, Gustavo Gómez, Luan e Raphael Veiga seguem no elenco alviverde. Desde então, o clube adotou uma filosofia de maior aproveitamento das categorias de base. Assim, a partir de 2020, nomes como Gabriel Menino, Endrick e Luis Guilherme passaram a fazer parte do plantel comandado por Abel Ferreira.
Além disso, a postura no mercado da equipe foi menos ativa. Com o maior número de Crias da Academia, o Verdão fez menos contratações e, em 2023, garantiu apenas dois reforços – Artur e Richard Ríos. Mesmo assim, nomes importantes da equipe atualmente chegaram ao clube após o rebaixamento do Cruzeiro, em 2019, como é o caso de Rony, Murilo e Piquerez.
Os mineiros, por outro lado, passaram três anos na segunda divisão até conseguirem o acesso na última temporada com o título da Série B. Neste mesmo período, o Palmeiras empilhou oito títulos entre Paulista (2x), Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro, Libertadores (2x) e Recopa.
De volta à elite do futebol brasileiro, o Cruzeiro ocupa a 11° posição com 24 pontos, contra 31 do Maior Campeão Nacional, que está em 4° lugar. O reencontro entre as equipes fecha o primeiro turno do Brasileirão 2023.