Palmeiras abate metade da dívida com a Crefisa referente à compra dos direitos de Dudu

Clube pagou quantia milionária para a própria patrocinadora, que havia 'emprestado' esse dinheiro em 2016

ERRATA (19:00): O Palmeiras não pagou o valor total que deve à Crefisa referente à compra de 50% dos direitos do atacante Dudu (3 milhões de euros), como informamos anteriormente. Houve, de fato, um pagamento, mas o Verdão devolveu apenas metade do que deve à patrocinadora neste negócio.

O Palmeiras pagou cerca de 1,5 milhão de euros (cerca de R$ 9 milhões na cotação atual) à Crefisa referente à compra de 50% dos direitos econômicos do atacante Dudu, realizada em 2016. A informação do pagamento foi primeiramente noticiada pelo FOX Sports e confirmada pela reportagem do Nosso Palestra.

A dívida surgiu porque a patrocinadora máster do Verdão ‘doou’ este valor à época para que o clube realizasse a compra total do camisa 7, cuja parte dos direitos ainda pertencia ao Dínamo de Kiev-UCR.

Naquele momento, este tipo de operação entre Palmeiras e Crefisa ainda era comum. No entanto, dois anos depois, a Receita Federal interveio e determinou que aquele formato de doação entre empresa e clube era ilegal e deveria ser caracterizado como empréstimo. Ou seja, o Alviverde teria que ressarcir os valores em algum momento.

Assim, do dia pra noite, o clube contraiu uma dívida que bate na casa das centenas de milhões de reais, referentes a diversas operações desde 2015, com sua própria patrocinadora. Contudo, a mesma cobra juros abaixo dos praticados no mercado e, além disso, estipulou um prazo de pagamento de dois anos a partir do momento em que o jogador envolvido nos ‘empréstimos’ não tiver mais contrato com a equipe.

O Palmeiras, por sua vez, preferiu não esperar e antecipou parte da resolução desta pendência específica, envolvendo Dudu. Vale lembrar que, mesmo não atuando mais no Brasil, o atleta está apenas emprestado ao Al-Duhail, do Catar, e ainda tem contrato com o Alviverde.

Colaboraram Vinícius Gutierres e Gabriel Amorim

LEIA MAIS:

Goiás viaja para enfrentar o Palmeiras com 15 desfalques por conta do coronavírus

Palmeiras no Allianz Parque pelo Brasileirão; Veja raio x

100 anos de Portuguesa: Palmeiras tem uma seleção de atletas que brilharam no Canindé