Palmeiras compra piano no qual foi composto o hino do clube

4º vice-presidente do Verdão, José Eduardo Luz Caliari fez parte da iniciativa que colocará o instrumento como atração da Sala de Troféus no Allianz Parque

Com o projeto de construção da sala de troféus do Palmeiras já idealizado, com inauguração prevista para o fim deste mês, no Allianz Parque, o torcedor palmeirense terá a oportunidade de conhecer mais um item simbólico na história do clube. A diretoria alviverde anunciou, nesta quinta-feira (12), que adquiriu o piano no qual o maestro Antônio Sergi compôs o hino do clube, em 1949.

A iniciativa de compra do instrumento foi comandada pelo 4º vice-presidente do Verdão, José Eduardo Luz Caliari, que conversou diretamente com a família de Antônio Sergi. O piano foi produzido pela Fábrica de Pianos Brasil, que funcionou entre as décadas de 1920 e 1970 em São Paulo, e conta com 88 teclas de marfim.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!

“A família do maestro, a despeito do apreço pelo piano, entendeu que o destino dele deveria ser o Palmeiras. Daqui a 100 anos, a nossa torcida continuará cantando o hino do clube, e o piano estará no memorial para mostrar onde foi feita a música do nosso querido hino”, disse Caliari.

Nascido em Squillace, no Sul da Itália, Antônio Sergi chegou a São Paulo nos anos 1920 e fez sucesso ao trabalhar na direção artística de algumas das principais rádios da cidade. O músico ítalo-brasileiro trabalhou até o último dia de vida e faleceu no dia 3 de junho de 2003, aos 89 anos.

Neta de Antônio Sergi, Priscylla Sergi Dias era uma das poucas pessoas que tinham o consentimento do maestro para aprender música no piano. A engenheira destacou o carinho e o cuidado que o autor do hino palestrino tinha com o instrumento: “Ele cuidava desse instrumento musical com muito carinho, não deixava ninguém bater nele. Queria que todos o tratássemos com delicadeza”.

Gustavo Gindler Sergi, também neto do Maestro, destacou a forte relação da família com o Palmeiras: “Nós crescemos dentro da cultura da Itália e do Palestra. Quando íamos à casa do meu avô, o Palmeiras era sempre o centro das nossas conversas e esse sentimento passou de geração para geração. As minhas filhas (Laís e Marina), de 8 e 5 anos, adoram o Palmeiras. Já até sabem o hino”.

LEIA MAIS:
Palmeiras recebe Flamengo-SP visando primeira vitória no Campeonato Paulista Sub-20
Resumo do dia: Palmeiras encaminha atacante e Leila quer presidência; confira as notícias do Verdão
Juliana Passari sofre nova lesão no joelho e perde restante da temporada no Palmeiras