O Palmeiras brilhou na Copa do Mundo Sub-17 nesta segunda-feira (20). O Brasil venceu a seleção do Equador por 3 a 1 pelas oitavas de final do Mundial, em Surakarta, na Indonésia. Estevão, com dois gols, e Luighi, com um, foram os protagonistas da equipe. O zagueiro Vitor Reis, também do Verdão, é o capitão da Amarelinha e atuou os 90 minutos de partida.
A história de parceria entre o Palmeiras com a Seleção Sub-17 não é inédita. Em 2019, última edição da Copa do Mundo, dois palestrinos também foram destaques. O zagueiro Henri e o atacante Gabriel Veron tiveram sucesso na competição. O defensor foi o capitão da equipe e ergueu a taça de campeão, enquanto o atacante foi eleito o melhor atleta do Mundial.
Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra
Naquele time, havia ainda as presenças do lateral-direito Gustavo Garcia e do zagueiro Renan, que ficaram no banco de reservas durante o campeonato. Garcia segue no Verdão e hoje atua no time profissional. O zagueiro, que chegou a ter destaque na conquista da CONMEBOL Libertadores de 2021 deixou o clube em 2022 e atualmente está no futebol árabe.
Em 2023 também são quatro jogadores. além dos destaques Estevão e Luighi, além do capitão Vitor, a equipe conta com o atacante Riquelme, reserva no plantel de Phelipe Leal. O quarteto deverá estar presente com o Palmeiras na próxima edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior, a Copinha, em janeiro de 2024.
A Amarelinha ainda teria o meia Vitor Figueiredo na convocação. No entanto, o jovem rompeu o ligamento do joelho poucos antes de se apresentar na Granja Comary e foi cortado da lista. O meia Rafael Coutinho, outro nome da estrelada geração 2006 do Palmeiras, ficou na pré-lista e, mesmo com o corte de Figueiredo, não entrou na chamada final.
VEJA NO NOSSO PALESTRA
Mayke entrega medalhas para time Sub-11 do Palmeiras
A categoria ainda poderia contar com o meia Luis Guilherme e com o atacante Endrick, ambos de 17 anos, que já estão integrados no elenco profissional do Palmeiras. A dupla não foi convocada justamente por estar servindo a equipe principal de Abel Ferreira, e disputar a reta final do Campeonato Brasileiro. Nesta semana, Endrick serve a Seleção profissional, enquanto Luis está com a Seleção Olímpica Sub-23.
Ao todo, o Palmeiras teve 13 jogadores que defenderam a Seleção Brasileira neste ciclo. Além dos cinco convocados, Endrick e Luis Guilherme participaram do grupo em 2022. O goleiro Cesar, o zagueiro Benedetti e o meia Coutinho tiveram chances em 2023, enquanto os laterais Kauan Firmo e Inácio, além do zagueiro Fellipe Jack, tiveram chance em 2022. Inácio é o único que já deixou o Verdão e atualmente joga no Atlético-GO.
Em 2023, o Verdão já teve 19 atletas convocados para as seleções brasileiras de base. O número é o maior desde 2018, quando teve 29. Foram oito chamados para a Seleção Sub-17, quatro para o Sub-15 e sete para o Sub-20.
Agora nas quartas de final da Copa do Mundo Sub-17, o próximo jogo da Seleção será na sexta (24), às 9h (horário de Brasília), no estádio Internacional de Jacarta. O adversário será o vencedor da partida entre Argentina e Venezuela, com jogo nesta terça-feira (20), às 9h (de Brasília).