Palmeiras celebra Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+

(Foto: Reprodução / Facebook SE Palmeiras)

Em suas redes sociais, o Palmeiras celebra o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+. O clube publicou a seguinte mensagem de apoio e acolhimento à comunidade: "Não importa seu gênero, sua cor ou quem você é. O verde do Palmeiras é de todos e para todos! #DiaDoOrgulhoLGBT #PalmeirasDeTodos".

Confira a publicação palmeirense:

Origem histórica

Durante a década de 60, nos EUA, era proibido por lei se vestir com roupas atribuídas ao sexo oposto e bares eram impedidos de vender bebidas a homossexuais. Por isso, a polícia estadounidense realizava constantes batidas em ambientes frequentados por pessoas da comunidade LGBTQIA+. Até que, em 28 de junho de 1969, houve uma rebelião histórica em um bar chamado Stonewall Inn no bairro Greenwich Village, em Manhattan, NY.

Os frequentadores daquele bar (quase que em sua totalidade eram pessoas LGBTQIA+, entre elas: gays, lésbicas, transgêneros, drag-queens, entre outros) haviam se cansado de ter sua liberdade cerceada apenas por serem quem eram, e iniciaram um motim contra a polícia, que durou dias.

Essa luta pela liberdade, em um momento em que o mundo passava por uma Guerra Fria e os movimentos sociais estavam em polvorosa, espalhou-se por todo o planeta e, desde então, as pessoas se lembram de 28 de junho como o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+.