Palmeiras conquista o primeiro turno. O que isso representa estatisticamente?

Alviverde terminou a primeira metade do Campeonato Brasileiro com quatro pontos a mais do que o segundo colocado

Com uma campanha de 11 vitórias, 6 empates e apenas 2 derrotas, o Palmeiras chegou à metade do Campeonato Brasileiro com o título simbólico do primeiro turno. O time de Abel Ferreira alcançou os 39 pontos, quatro a mais que o Corinthians, que teve a segunda melhor campanha. Mas, afinal, o que a conquista do primeiro turno representa?

As chances estão a favor do Palmeiras em diversos aspectos. Segundo os matemáticos, são mais de 50% de chances de título no Brasileirão. Já nas casas de apostas, as odds do futebol brasileiro apontam mais de 60% de probabilidade para o Verdão levar a 12ª conquista nacional.

Se olharmos para a história do Campeonato Brasileiro de pontos corridos, ou seja, desde 2003, há uma enorme incidência de clubes que conquistaram a primeira metade e terminaram com o título no final. Porém, nem sempre foi assim, e o Palmeiras sabe muito bem disso…

Histórico é totalmente a favor dos vencedores do 1º turno

Nas 18 edições já disputadas do Brasileirão, o campeão do primeiro turno ficou com a taça no final em 13 deles – ou seja, um índice de 72% de aproveitamento. Esse índice é ainda maior quando a distância entre líder e vice-líder foi de 4 ou mais pontos (que foi justamente a distância entre Palmeiras e Corinthians no primeiro turno de 2022): apenas uma vez um time com tamanha vantagem terminou sem taça, algo que aconteceu com o Grêmio em 2008 (São Paulo acabou com o título)

O Verdão terminou com o título do primeiro turno em apenas uma oportunidade na história do Brasileirão: em 2016. Na ocasião, o clube treinado por Cuca terminou com 36 pontos, um a mais que o Atlético Mineiro. O desfecho foi o decacampeonato em dezembro, com uma vantagem ainda maior.

Porém, em uma das oportunidades em que o campeão do primeiro turno não terminou com o título no final, o Verdão foi justamente o beneficiado. Em 2018, o São Paulo foi o melhor time nas 19 rodadas iniciais, com 41 pontos – 8 a mais que o Palmeiras. No entanto, graças a uma arrancada na segunda metade, o time comandado por Luiz Felipe Scolari reverteu a desvantagem e subiu do 6º lugar para o título.

Além de 2008 e 2018, as outras três oportunidades em que o campeão do primeiro turno não terminou com o título nacional foram em 2009 (Inter venceu o turno, Flamengo foi campeão), 2012 (Atlético Mineiro venceu o turno, Fluminense foi campeão) e 2020 (São Paulo venceu o turno, Flamengo foi campeão).

Palmeiras iguala seu melhor primeiro turno

Comparando os números do atual Verdão com outros esquadrões, fica evidente a qualidade de trabalho de Abel Ferreira. Os 39 pontos representam a melhor campanha do Palmeiras no primeiro turno desde que o campeonato passou a ter 20 clubes, igualando o ano de 2019.

Há três anos, o Palmeiras foi ligeiramente superior ao atual nos critérios de desempate, já que teve dois gols a mais de saldo. No entanto, o título ficou com o Flamengo, comandado por Jorge Jesus, e o Verdão terminou a temporada em baixa sob o comando de Mano Menezes.

Ou seja, a atual campanha é superior às de 2016 e 2018, anos em que o Palmeiras não alcançou os 39 pontos, mas terminou o ano comemorando o título nacional – o que enche os torcedores de esperança.

Desempenho como visitante será crucial para consolidar título

A consolidação do título do Palmeiras passa muito pela campanha como visitante no segundo turno. Afinal, das 7 equipes mais bem colocadas na tabela de classificação, 6 enfrentarão o Palmeiras em casa: Corinthians, Fluminense, Atlético Mineiro, Athletico Parananese, Internacional e Bragantino.

A boa notícia para o torcedor é que o time de Abel Ferreira tem um ótimo desempenho como visitante. Com 5 vitórias e 5 empates, está invicto, com um aproveitamento de 70%. Impressiona também a solidez defensiva em jogos fora de casa, já que o clube sofreu apenas 4 gols no primeiro turno longe do Allianz Parque.