Palmeiras contou com escalação mais jovem da temporada em derrota para Vitória
Verdão contou com time que somava idade média de 24 anos e 34 dias em campo
Na partida de sábado (27), diante do Vitória, em que o Palmeiras perdeu por 2 a 0 no Allianz Parque, Abel Ferreira mandou a campo a escalação mais jovem que atuou pelo Verdão em 2024. Somadas as idades dos jogadores, a média em campo pelo Alviverde era de 24 anos e 34 dias.
Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra
VEJA NO NOSSO PALESTRA
Endrick é apresentado pelo Real Madrid
Para o duelo, o treinador, visando a sequência intensa de Copa do Brasil e Libertadores, decidiu poupar o time titular. Com isso, optou por escalar diversos jovens, mesclando contratações e atletas formados nas categorias de base.
O mais experiente do Palmeiras no duelo era Marcelo Lomba, com 37 anos, seguido por Rony, com 29, e Caio Paulista, com 26. Abaixo desses, vinham Richard Ríos (24), Gabriel Menino (23), Mauricio (23), Lázaro (22), Naves (22), Agustín Giay (20), Vitor Reis (18) e Estêvão (17).
Em toda a temporada do futebol brasileiro, apenas o Red Bull Bragantino escalou um time com idade inferior ao utilizado pelo Palmeiras, nos duelos contra Vasco e Corinthians. O time de Bragança Paulista tem filosofia similar à do Palmeiras, que busca jogadores jovens que tragam retorno esportivo e financeiro.
A metodologia de mercado é, inclusive, uma das principais características da ‘era Abel’ no Verdão, que, mesclada ao uso de atletas que vêm das categorias de base, rejuvenescem o elenco e dão possibilidades dentro e fora dos gramados.
Nos últimos anos, nomes de destaque são formados na Academia de Futebol do Palmeiras. Em 2024, Endrick, Artur e Luís Guilherme se despediram para atuar na Europa, enquanto Estêvão acertou sua ida para o Chelsea em 2025. Anteriormente, o Verdão já havia negociado Danilo, Kevin, Giovani e Gabriel Verón.