Palmeiras cria protocolo para volta dos treinos do time feminino

(Fotos: Priscila Pedroso/Divulgação)

Com o anúncio das datas feito em comunicado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), os times femininos estão tendo que se reestruturar para o retorno e, dentro do Palmeiras, não é diferente. Segundo Alberto Simão, diretor de futebol feminino do time, o clube criou o seu próprio protocolo interno para retornar.
A ideia do Palmeiras é divulgar isso o mais breve possível. O time seguiu as orientações da Federação Paulista de Futebol (FPF) e da CBF e, o que Alberto deseja, é criar uma nova rotina de limpeza nos locais em que as atletas e comissão estariam presentes. Um outro ponto que foi levantado em todo esse contexto também é a segurança nas saídas. O clube estruturou medidas para os deslocamentos, treinamentos e refeições.
O uso de máscara continuará sendo obrigatório e recipientes com álcool em gel estarão disponíveis em todos os ambientes. Os times têm uma preocupação a menos, já que a CBF e a FPF afirmaram que irão custear os exames de testagem da Covid-19 para o retorno dos campeonatos.
Porém, antes desse retorno, o time já estava rodeado de apoio muito positivo. O Palmeiras foi uma das equipes que não adiantou as férias do seu elenco feminino, manteve treinamentos diários (segunda à sexta) e reuniões por videoconferência para averiguar a condição física e psicológica de suas atletas.
“Vamos ter que ter um cuidado e um preparo especial para evitar lesão. A intensidade dos nossos treinos em casa é bem diferente de quando estamos no campo. Mas com o que estamos fazendo e os cuidados que temos, acho que vai ajudar muito”, disse a volante Maressa em entrevista.
A ideia do Palmeiras foi perder o menos possível com essa pausa. Mesmo assim, a situação acaba se complicando, já que o último jogo foi no dia 15 de março de 2020. O clube foi um dos mais elogiados pelo tratamento que deu ao elenco feminino na pandemia, não deixando faltar nada.
“No Palmeiras, conseguimos manter os treinamentos, salários estão em dia e todo mundo sabe da sua responsabilidade. Estamos colocando em prática tudo que recebemos”, conclui Maressa.
O momento agora é pensar em adequações relacionadas ao Estádio Nelo Bracalente. O diretor Alberto Simão afirmou, em live ao Nosso Palestra, algumas mudanças na casa alviverde em Vinhedo. As melhorias no gramado que estavam sendo cobradas, foram feitas. A intenção é voltar melhor e se adaptar aos problemas existentes.
A estrutura que é oferecida em Vinhedo favorece o retorno. Os casos são menos recorrentes, a área aberta é grande para conseguir espalhar as atletas e as moradias são próximas. O que resta agora ao torcedor é esperar.