O Palmeiras vive um bom momento na temporada 2022, se classificando para a semifinal da Libertadores e liderando o Brasileirão. O time de Abel Ferreira é o melhor visitante do campeonato, estando invicto há 11 jogos, e, com isso, busca um recorde que atualmente pertence ao próprio Verdão, conquistado entre 2018 e 2019.
Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra
Em 2018, o Verdão iniciou o ano sob o comando de Roger Machado. Com o jovem treinador, o clube não conseguiu manter um bom desempenho no campeonato nacional. Na 15ª rodada, então, o Alviverde foi derrotado por 1 a 0 pelo Fluminense, fora de casa, e a diretoria optou pela demissão do técnico, que deixou a equipe na 7ª posição, a oito pontos da liderança.
Para o seu lugar, Felipão foi o nome escolhido. Apesar das críticas, a contratação deu certo, e o Maior Campeão Nacional se desenvolveu e começou a empilhar bons resultados. Um dos destaques da campanha palestrina foi a performance fora de casa. Isso porque os comandados de Scolari não perderam longe do Allianz Parque, somando 11 jogos de invencibilidade – cinco vitórias e seis empates.
Entre estes embates, dois estão marcados como os principais da campanha decacampeã brasileira. O primeiro foi diante do São Paulo, no Morumbi. Com gols de Gustavo Gómez e Deyverson, o Palmeiras venceu no estádio rival pela primeira vez em 16 anos, algo fundamental para a equipe ganhar confiança na busca pela liderança. O segundo, por sua vez, foi o que sacramentou o troféu, diante do Vasco. Deyverson voltou a balançar as redes e o Alviverde conquistou o Brasil pela 10ª vez.
Na temporada seguinte, o Palmeiras iniciou o Brasileirão com bons resultados, conquistando 26 dos 30 primeiros pontos. Neste período, a equipe jogou fora de casa em cinco oportunidades, não perdendo nenhuma. No entanto, na 11ª rodada, o Ceará triunfou no Castelão, por 2 a 0, e colocou fim à forte sequência palestrina.
Desde o início do Campeonato Brasileiro de pontos corridos, em 2003, nenhuma equipe foi capaz de somar 16 jogos de invencibilidade como visitante igual o Alviverde de 2018-19. No entanto, na temporada atual, o Verdão de Abel Ferreira tem a oportunidade de superar o recorde do histórico treinador campeão da Libertadores 1999.
Isso porque, somando a reta final do Brasileirão passado, na qual o Maior Campeão Nacional venceu o Cuiabá (3 a 1) e empatou com o Athletico-PR (0 a 0), o clube soma 13 confrontos sem perder nos campos adversários. Apenas em 2022, são 11 jogos consecutivos, com sete vitórias e quatro empates. O embate mais recente foi no último sábado (13), diante do Corinthians, por 1 a 0.
Para superar o recorde de Felipão, o Verdão precisará de bons resultados diante de Fluminense, Atlético-MG e Botafogo. Antes disso, porém, a equipe entra em campo no próximo domingo (21), às 16h (de Brasília), contra o Flamengo. Atualmente, o Alviverde lidera a competição nacional, com 45 pontos.
Confira os principais visitantes da história do Brasileirão de pontos corridos
16 Palmeiras 2018-19 (11+5)
14 Cruzeiro 2009-2010 (13+1)
13 Figueirense 2011-12 (11+1)
13 São Paulo 2007
13* Palmeiras 2021-22 (2+11)
12 Cuiabá 2021 12 Palmeiras 2019-20 (6+6)
*Verdão ainda pode superar marca na atual temporada.
LEIA MAIS
Cuca chora e critica Abel e Palmeiras após derrota: ‘Quando se ganha, tudo é perfeito’
Palmeiras iguala recorde de vitórias em clássicos em uma mesma temporada
Palmeiras goleia Grêmio e encaminha vaga à semifinal do Brasileirão femimino