Análise Verdão: ‘Palmeiras precisa repetir o desempenho defensivo para ser campeão’

Cumprir tarefas como no primeiro jogo é primordial para o Palmeiras conquistar o tetra da Copa do Brasil

O Palmeiras está em vantagem na final da Copa do Brasil e decidirá o título, em casa, neste domingo, às 18h. Para garantir a conquista, basta uma coisa: não sofrer gols. Nesse sentido, alguns mecanismos defensivos muito bem executados no jogo de ida precisarão aparecer novamente.

Devido ao mando de campo, é possível vermos um Verdão mais agressivo, marcando mais alto. Entretanto, alguns aspectos são inegociáveis para anular o sistema ofensivo gremista. O meio-campo com Maicon, Matheus Henrique e Jean Pyerre possui uma capacidade criativa muito grande, enquanto Alisson, Pepê e Diego Souza podem castigar qualquer vacilo.

Pressão na bola

Palmeiras precisa repetir o desempenho defensivo
Pressão na bola força erro de passe.

Em primeira lugar, pressão na bola. Foram raros os momentos da partida em Porto Alegre nos quais os três meio-campistas alviverdes não pressionaram a bola, ou seja, não “morderam”. Na imagem acima, Zé Rafael e Raphael Veiga apertam Maicon e forçam um erro de passe. Se a marcação for frouxa, certamente o Grêmio conseguirá progredir.

Palmeiras precisa repetir o desempenho defensivo
Pepê domina e não consegue virar.

Com o Tricolor em uma região mais avançada do campo, é imprescindível que o Palmeiras repita o bom desempenho. Como vemos no frame acima, Pepê, que sempre sai da esquerda para dentro, domina cercado por palmeirenses e sem opções de passe para frente.

Importante, também, não tirar atenção dos pontas. Além do trabalho correto dos volantes em fechar a entrada da área, Rony e Wesley foram preponderantes. Perceba como Rony vê a jogada se desenvolvendo pelo seu lado e se junta ao meio-campo para cercar o adversário. Ao mesmo tempo, Wesley recompõe no alto da imagem e ajuda Viña com uma possível inversão de bola. Se a jogada estivesse no outro flanco, a dinâmica não mudaria.

Coberturas

Palmeiras precisa repetir o desempenho defensivo
Cobertura dos laterais.

Para defender com eficácia, é necessário ter muita concentração. Para cortar linhas de passes, Abel Ferreira permite que seus defensores saiam rapidamente de seus espaços para encurtar a marcação. No lance acima, Marcos Rocha encosta em Matheus Henrique e ganha a cobertura de Rony, no canto, e de Felipe Melo. Esse movimentos precisam ser sincronizados e, portanto, demandam muita atenção.

Bola aérea

Palmeiras precisa repetir o desempenho defensivo
Superioridade numérica na área.

Por outro lado, os cruzamentos para a área serão amplamente utilizados pelo Grêmio. Diante de um atacante como Diego Souza, autor de 27 gols no ano, é fundamental que o Palmeiras não abra mão de ter muitos jogadores defendendo essas jogadas. Na semana passada, mesmo após a expulsão, ter mais atletas para rebater os levantamentos foi essencial.

Assim sendo, a partir dos princípios defensivos citados no texto, o atual campeão da Libertadores obteve 15 desarmes, 11 interceptações e 31 cortes, sem sofrer nenhuma chance clara. Repetir o desempenho deixará o tetra muito próximo.

Leia mais

Gómez e quem? Confira opções de Abel Ferreira para formar dupla com paraguaio na final