Promessa colombiana é oferecida à base do Palmeiras

(Foto: Reprodução/Instagram)

O atacante Kener Valencia, 18 anos, foi oferecido às categorias de base do Palmeiras. Segundo apurou o Nosso Palestra, o jogador vem sendo oferecido desde o ano passado, sem que o Palmeiras respondesse, até então. A expectativa é que agora as partes possam trocar informações e buscar um alinhamento sobre uma possível transferência.

O atleta é agenciado por Jair Mina, quem foi responsável por introduzí-lo no futebol profissional e quem também assegura que as qualidades do jogador, que faz parte da seleção colombiana sub-20, ‘encaixariam muito bem numa instituição como o Palmeiras’. Valencia pertence ao Cortuluá (COL), mas atualmente está emprestado ao time sub-19 do Cagliari (ITA) até 30/06/2020.

Nascido em Caloto, Kener sempre teve o sonho de jogar futebol. Contudo, sua família possuía extremas dificuldades financeiras, o que o obrigou a trabalhar desde muito pequeno. O jovem, inclusive, em seu início de aprendizado, não tinha sequer chuteiras para treinar na escolinha de futebol de seu tio.

O sonho persistiu e tudo mudou quando seu talento foi descoberto por Jair Mina, tio de Yerry Mina (ex-zagueiro palmeirense). Através de Jair, Kener teve uma chance profissional no Cortuluá, onde se destacou por sua habilidade, velocidade e boa finalização com o pé direito, e chegou às seleções de base da Colômbia.

Kener foi o camisa 9 titular no torneio do Japão "2019 SBS CUP INTERNATIONAL YOUTH SOCCER", pela seleção colombiana sub-18, que se sagrou campeã. Você pode conferir o gol marcado pelo atacante no vídeo abaixo, que mostra a goleada da Colômbia sobre a Bélgica por 5-1:

O desempenho com a camisa da seleção de base de seu país chamou a atenção do Cagliari (ITA), que o convidou a integrar seu time de juniores para a segunda metade da temporada europeia. Kener desembarcou no país europeu em 17 de Fevereiro, mas nunca estreou, devido à pandemia de Covid-19, que paralisou o futebol. Como seu contrato se encerra no final de Junho, o atleta vive uma indefinição quanto ao futuro, que pode ser no Palmeiras, caso o clube paulista se interesse pelo atacante para suas categorias de base.