O Palmeiras venceu o Red Bull Bragantino neste sábado (26), no Allianz Parque, e se classificou para a final do Paulistão pelo terceiro ano consecutivo. Essa foi a primeira vez que o feito ocorre com o Verdão na era das finais.
Embora seja detentor de um tricampeonato consecutivo na década de 1930 e tenha emendado sete temporadas seguidas entre os dois mais bem colocados no mesmo período, a equipe palestrina vai realizar o feito pela primeira vez com finais de caráter mata-mata e não por pontos corridos ou por conquista de dois turnos.
Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra
Disputando o Campeonato Paulista desde 1916, o Palmeiras já figurou entre os dois primeiros colocados por três ou mais temporadas seguidas em seis oportunidades. A primeira delas entre 1919 e 1923, com uma conquista e três vices, todas disputadas por pontos corridos.
Já a última vez ocorreu na década de 90, na chamada Era Parmalat. Com o esquadrão montado pela multinacional italiana, o Verdão ficou entre 1992 e 1996 oscilando entre o primeiro e segundo lugar. Em 92, 93 e 95, as finais foram disputadas contra São Paulo e Corinthians (duas vezes), respectivamente. Em 1994 e 1996, vencer os dois turnos garantiu o título ao clube antecipadamente.
Entre 1931 e 1937, o então Palestra Itália emendou a maior sequência nos dois lugares mais altos do palanque, com sete temporadas. Vencedor em 1932, 1933, 1934 – único tricampeonato consecutivo do clube – e 1936, a dominância palestrina foi ainda maior na era dos pontos corridos.
Além dessas ocasiões o clube repetiu a marca entre 1949 e 1951, durante quatro temporadas entre 1963 e 1966, e em seis épocas entre 1969 e 1974. Na última ocasião, o regulamento foi alterado a cada temporada, sendo disputada em algumas ocasiões por pontos corridos e outras por quadrangulares.
Vale lembrar que em 1973 o Verdão ficaria com a terceira colocação, mas a Portuguesa e o Santos dividiram a conquista por conta do famoso erro de Armando Marques na contagem dos pênaltis no jogo do título e oficialmente a Federação Paulista de Futebol (FPF) considera o Palmeiras como vice-campeão.
O Maior Campeão Nacional agora espera o vencedor de São Paulo e Corinthians para descobrir o adversário na decisão do Paulistão. Podendo chegar ao 24º título estadual, esse também poderá ser o primeiro de Abel Ferreira no comando do clube, após o português vencer duas Libertadores, uma Copa do Brasil e uma Recopa Sul-Americana.
Acesse o Flashscore e acompanhe resultados ao vivo do Palmeiras, próximos jogos e estatísticas das partidas.
LEIA MAIS