Palmeiras e Corinthians fazem, nesta quinta-feira (17), às 20h30, no Allianz Parque, pelo Campeonato Paulista, o primeiro duelo entre treinadores estrangeiros no século 21. Antagonistas históricos, mas com origens entre imigrantes italianos, essa será a primeira vez que os dois times contarão com portugueses se enfrentando no Dérbi.
Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra
De um lado, Abel Ferreira está a pouco mais de 15 meses no Palmeiras e com uma trajetória vitoriosa. No Maior Campeão do Brasil, o português soma quatro taças: Libertadores (2x), Copa do Brasil e Recopa Sul-Americana. Além disso, chegou a outras quatro finais, acumulando vitórias e recordes no comando da equipe alviverde.
De outro, teremos Vítor Pereira, que apesar de ter suas experiências como treinador no exterior, está vivendo seu primeiro momento como técnico de um clube brasileiro na carreira. O novato de Corinthians estará apenas em seu terceiro jogo como treinador alvinegro.
A presença de treinadores estrangeiros no futebol brasileiro, especialmente em Palmeiras e Corinthians, foi muito pequena desde 2001. Até a chegada de Abel Ferreira, o Palmeiras somente havia sido comandado neste século por um estrangeiro. Em 2014, o Verdão foi dirigido pelo argentino Ricardo Gareca. Com o rival não foi diferente. Antes de Vítor Pereira, estiveram a frente do Corinthians apenas dois treinadores não-nascidos no Brasil: o uruguaio Dario Pereyra, em 2001, e argentino Daniel Passarela, em 2005.
Ao longo da história, o cenário muda um pouco. Principalmente na primeira metade do século 20, quando tivemos um grande número de jogos entre comandantes estrangeiros. O destaque da época fica por conta do duelo de 5 de novembro de 1933, quando o Verdão conseguiu a maior vitória sobre o rival em clássicos com um sonoro 8 a 0, pelo Campeonato Paulista. Na ocasião, o Palmeiras era treinado pelo uruguaio Umberto Cabelli e o Corinthians pelo uruguaio Pedro Mazullo.
Antes do embate entre Abel Ferreira e Vítor Pereira, o Dérbi mais recente com dois estrangeiros em lados opostos aconteceu em 2 de outubro de 1966, pelo Campeonato Paulista. Na ocasião, o Palmeiras, do paraguaio Fleitas Solich, foi derrotado por 1 a 0, para o Corinthians, do uruguaio Pedro Mazullo.
No Paulistão 2022, o Palmeiras é o líder do Grupo C com 26 pontos. O Alviverde é o único invicto até o momento na competição e precisa somar 2 pontos em duas rodadas para garantir a melhor campanha geral da primeira fase.
LEIA MAIS