O Palmeiras possui o trabalho mais longevo de uma comissão técnica no Brasil, com dois anos e 197 dias desde que Abel Ferreira assumiu o clube. Nesta semana, o time alviverde irá duelar contra o segundo colocado na lista: Juan Pablo Vojvoda, que soma 2 anos e 11 dias à frente do Fortaleza.
Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra
O encontro é uma pedra no sapato de Abel Ferreira, de acordo com o retrospecto do duelo. Desde que o português assumiu o comando do Alviverde, ele enfrentou a equipe cearense em cinco oportunidades e venceu apenas duas vezes, em fevereiro de 2021, ainda pelo Brasileirão de 2020, por 3 a 0, e no campeonato nacional de 2022, por 4 a 0, ambas dentro de casa.
Nos outros três embates foram duas derrotas e um empate. Os dois jogos perdidos pelo Palmeiras foram em 2021, com derrotas por 3 a 2, no Allianz Parque, e 1 a 0, no Castelão. O empate foi no primeiro turno do Brasileirão de 2022.
Para Abel Ferreira, o segredo desta longevidade são os títulos conquistados. Após vencer o Campeonato Paulista, em abril, o treinador respondeu que os treinadores são movidos pelos resultados, e citou o espanhol Pep Guardiola como exemplo.
– Guardiola falou recentemente um segredo: ‘estou aqui porque ganho’. É assim que funciona no futebol. Por mais que a gente queira falar no processo, o futebol, no fim, é resultado. Gosto de treinar e de jogar para resultados. No final somos todos competitivos em tudo – disse em coletiva de imprensa após a conquista do Campeonato Paulista.
– Sou o mais longevo porque ganho. Ninguém aguenta treinadores no Brasil que não apresentem resultados. Não sei qual é o tamanho do meu crédito, mas sinto todo dia a necessidade de provar o lugar que ocupo – concluiu.
A comissão técnica de Abel soma 208 jogos à frente do comando técnico do Verdão, e recentemente chegou ao seu oitavo título com o bicampeonato paulista consecutivo. Os portugueses também foram bicampeões da Libertadores (2020 e 2021), além de vencerem o Brasileirão (2022), a Recopa Sul-Ameriana (2022), a Supercopa do Brasil (2023) e a Copa do Brasil (2020) com o clube.
LEIA MAIS
Saiba quem é jogador com atual maior sequência de partidas no Palmeiras
Palmeiras iguala recorde de maior invencibilidade no Allianz Parque
Mãe do filho de Neymar, Bruna Biancardi ganha presente do Palmeiras no Dia das Mães