Notícias

Palmeiras é introduzido ao Museu Nacional da Imigração Italiana, em Genova

Clube foi definido como ‘Accademia del Calcio’ em seu breve resumo disponível no site da instituição

Allianz Parque com mosaico feito pela torcida em que cores italianas são ressaltadas (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

O Palmeiras foi introduzido ao Museu Nacional da Imigração Italiana (MEI), em Gênova, na Itália, que inaugurou recentemente uma seção de esportes. O clube, fundado por imigrantes italianos no Brasil em 1914, foi definido como ‘Accademia del Calcio’ em seu breve resumo disponível no site do museu.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

Além da história contada em quatro parágrafos, a iniciativa também conta com linha do tempo e fotos históricas. Em todos os textos, gráficos e imagens, o clube é definido como o primeiro campeão do Mundial de Clubes, com a Copa Rio de 1951. Cria da Academia e posteriormente ídolo do futebol italiano, o atacante José Altafini, o Mazzola, também é destacado no excerto.

– Conquistou o primeiro mundial interclubes idealizado pelo italiano Ottorino Barassi, então secretário da FIFA, em 1951, quando venceu a equipe italiana Juventus no Torneio Internacional de Campeões de Clubes – define o site.

Para o presidente do Comitê Olímpico Nacional Italiano (Coni), Giovanni Malagò, a iniciativa do Museu é importante para história do futebol e do país, além de reaproximar os clubes, como o Palmeiras, com a colônia italiana.

– Isso deve ser levado a todas as escolas e divulgado porque é uma iniciativa maravilhosa. A história do esporte e do nosso país está ligada à epopeia da imigração, que ainda existe em parte, embora com dinâmicas diferentes. Dessas viagens nasceram histórias de mulheres e homens que engrandeceram o esporte – avaliou o presidente do Coni.

Além do Brasil, que também conta com o Juventus-SP na seção de esportes, outros países também estão incluídos na iniciativa do MEI, como Argentina, com Boca Juniors e River Plate, Uruguai, com Peñarol, e Austrália, com o Brisbane City.

LEIA MAIS
Abel manda recado ao elenco do Palmeiras em último encontro do ano: ‘Só desejo saúde’
Danilo volta a despertar interesse da Europa; Palmeiras está ciente do mercado