Palmeiras é quem melhor usa o time alternativo no BR-18

São 9 jogos do Palmeiras com a equipe alternativa ou mesclada no BR-18. Desde a estreia de Felipão. Desde aquele empate sem gols contra o América, são 6 vitórias palmeirenses e 3 empates com equipes escaladas com no máximo seis titulares. Nenhuma derrota. Esse excelente aproveitamento de de 77% dos pontos ajudou a levar o time à liderança e manter real o sonho tanto do deca brasileiro quanto do bi da Libertadores.

Quem melhor tem atuado e já sabe jogar assim desde o BR-17 (mas sem a mesma eficiência atual) é o Grêmio de Renato Portaluppi. Em 8 partidas com os times praticamente reservas (sete delas com ao menos 10 reservas), o Tricolor gaúcho conquistou 4 vitórias e 2 empates, só perdendo dois jogos. Ótimo aproveitamento de 58% dos pontos jogados.

O Cruzeiro não está tão bem no BR-18 também pelo desempenho pior de suas equipes alternativas. Mano conquistou apenas uma vitória e 4 empates com ao menos seis titulares. Perdeu 3 jogos. Só 29% é quase nada para o atual campeão da Copa do Brasil que pode ser o primeiro hexa, e para quem ainda vive na Libertadores.

O que fica desses desempenhos é que sobretudo Palmeiras e Grêmio mostram a força de um elenco de bom nível, equilibrado nas posições, em qualidade e quantidade, e comandantes firmes na condução desses elencos.

Além, também, do baixo nível geral que permite escalações de reservas que mantém o padrão dos titulares.