Palmeiras e São Paulo se reencontram na Copa do Brasil após polêmica em 2022

Nas oitavas de final da competição do ano passado, os rivais se enfrentaram em jogo marcado por erro de protocolo da cabine do VAR

Quando foram sorteados os confrontos das quartas de final da Copa do Brasil de 2023, a torcida do Palmeiras comemorou a possibilidade de uma ‘vingança’ contra o São Paulo. Isso porque, em 2022, nas oitavas de final da competição nacional o confronto foi marcado por polêmicas de arbitragem que culminaram na eliminação precoce do Verdão.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

VEJA NO NOSSO PALESTRA:
Wilson Seneme diz que arbitragem está melhor que no ano passado

Na partida de ida do confronto, o rival do Morumbi venceu o Palmeiras pelo placar de 1 a 0. No jogo de volta no Allianz Parque, Verdão vencia por 2 a 0 quando o São Paulo teve um pênalti assinalado e convertido. Porém, o atacante Calleri estava impedido no começo da jogada e as linhas não foram traçadas pelo VAR. Com o gol, a disputa da vaga foi para as penalidades máximas e o Maior Campeão do Brasil foi eliminado.

Quando o áudio do trabalho dos árbitros foi divulgado, a CBF confirmou a falha no protocolo naquele lance. A conversa entre o arbitro de campo e a sala de vídeo mostram que no lance do pênalti a favor do São Paulo a posição de Calleri foi ignorada pela arbitragem de vídeo.

A entidade máxima do futebol brasileiro já admitiu o erro do VAR ao Verdão, que não analisou se Calleri estava impedido na jogada que terminou com um pênalti em cima do são-paulino. Em entrevista ao ge, o presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Wilson Luiz Seneme, justificou o porquê de não conseguir atender ao pedido do clube e traçar as linhas mesmo após o duelo.

– Não é possível traçar (a linha), porque este jogo fica por um período na máquina. E segundo a informação da empresa, quando a máquina vai ser usada novamente, ela precisa ser resetada. E isto foi resetado – resumiu Seneme, ao ge.

A diretoria do Palmeiras repudiou o protocolo da arbitragem e fez um pedido visando a transparência e desenvolvimento do futebol brasileiro. Para Seneme, a situação é desagradável, mas a CBF trabalha para mudar o atual panorama.

– Estamos treinando para melhorar isto. Não havia treinamento antes aqui. A gente está chegando e incluindo treinamentos, simuladores. Para evitar este tipo de situação que não é agradável para ninguém – concluiu o comissário.

(Foto: Lesley Ribeiro/CBF)

No último domingo (3) o Palmeiras foi novamente prejudicado pela equipe de arbitragem. Em lance com Endrick no começo da partida, o zagueiro athleticano Zé Ivaldo acertou uma cotovelada no camisa 9 do Verdão, mas recebeu apenas cartão amarelo, gerando revolta entre torcedores e diretoria.

Após todas essas polêmicas, Palmeiras e São Paulo se reencontram em um mata-mata de Copa do Brasil. A partida de ida será disputada no Morumbi na quarta-feira (5) às 19h30 (de Brasília). O jogo de volta será na quinta-feira (13) no Allianz Parque valendo vaga para as semifinais do torneio nacional.

Os rivais já se enfrentaram duas vezes em 2023. A primeira foi um empate em 0 a 0 pela fase inicial do Campeonato Paulista. O outro Choque-Rei foi disputado em um Morumbi lotado pela 10ª rodada do Brasileirão e, com gols de Gabriel Menino e Endrick, o Palmeiras venceu por 2 a 0.