Palmeiras enfrenta o Cerro Porteño e pode igualar recorde de vitórias seguidas na Libertadores

Em caso de vitória no Paraguai, o Verdão chegará aos oito triunfos em sequência e igualará recorde de outras cinco equipes na competição

Até o fim da fase de grupos da Libertadores 2022, o Palmeiras soma sete vitórias seguidas pelo principal torneio continental. No jogo desta quarta-feira (29), às 19h15 (de Brasília), pela ida das oitavas de final contra o Cerro Porteño-PAR, o Verdão pode igualar um recorde pertencente a outras cinco equipes.

A primeira vitória do Palmeiras na atual sequência aconteceu sobre o Flamengo por 2 a 1 na prorrogação, pela final da Libertadores 2021. De lá para cá, o Alviverde conseguiu duas vitórias sobre cada uma das equipes que enfrentou nos grupos deste ano: Deportivo Táchira-VEN, Independiente Petrolero-PAR e Emelec-EQU.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

Raphael Veiga comemora gol do Palmeiras sobre o Flamengo. (Foto: César Greco)

Uma eventual vitória em Assunção, no Paraguai, faz com que o time palestrino alcance as maiores séries de triunfos já obtidas no torneio, conquistadas por um seleto grupo de cinco equipes: Vasco, Santos, Cruzeiro, Estudiantes-ARG e Peñarol-URU. Todos esses times somam oito vitórias consecutivas.

O primeiro a conseguir o feito foi o Peñarol-URU, em 1966. No ano de seu tricampeonato, os uruguaios venceram todos os jogos desde a terceira até a última rodada dos grupos. Tiveram a sequência interrompida em uma derrota para a Universidad Católica-CHI.

A sequência seguinte foi conseguida pelo Estudiantes-ARG, entre os anos de 1968 e 1970. O período de triunfos seguidos compreende o jogo desempate contra o Palmeiras em 1968 até o primeiro duelo da decisão do torneio de 1970. O primeiro brasileiro a atingir essa marca histórica foi o Cruzeiro de 1976, o período compreende a quarta rodada dos grupos até o primeiro jogo da final contra o River Plate.

A primeira equipe a conseguir uma sequência de oito vitórias nos oito primeiros jogos de um torneio foi o Vasco de 2001. A primeira equipe a vencer todas as partidas da fase de grupos com quatro times, só foi derrotada nas quartas de final para o Boca Juniors, que seria o campeão daquele ano.

Por fim, o último time a ter uma sequência inicial com oito vitórias é o Santos de 2007. Os rivais venceram todos os jogos da fase preliminar – dois – e dos grupos – seis – para atingir a sequência recorde. Ela só foi interrompida por um empate na Venezuela contra o Caracas, pelas oitavas de final.

Atualmente, junto ao Palmeiras com sete vitórias seguidas pela Libertadores temos também outras quatro equipes: Racing (1967), River Plate (2004-05), Grêmio (2009) e Boca Juniors (2012).

LEIA MAIS