Atual campeão estadual, o Palmeiras vai a campo nesta terça-feira (2) para fazer sua estreia na edição 2023 do Paulistão Feminino. A primeira partida das Palestrinas na competição será disputada no Canindé às 15h30 (de Brasília) diante do Realidade Jovem, equipe de São José do Rio Preto.
Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra
Na última edição, o Palmeiras terminou o Paulistão com o título e voltou a levantar a taça depois de 21 anos. Na decisão, o Verdão superou o Santos em dois jogos, vencendo a ida por 1 a 0 e a volta por 2 a 1.
Do outro lado, o Palmeiras terá a equipe do Realidade Jovem, time que tem em seu passado diversas conquistas, mas que hoje não vive seus melhores dias. Fundado por Chicão Reguera e Dorotéia de Souza em 1996 com o nome de Juventude, a equipe foi criada para que as filhas do casal tivessem um lugar para jogar, e não demorou muito para que o clube colhesse os frutos.
Após o sucesso no começo dos anos 2000, o Juventude fechou uma parceria com a prefeitura de São José do Rio Preto e, posteriormente, com o Rio Preto Esporte Clube, clube que se tornou uma das referências do futebol feminino nacional, alcançando títulos como do Brasileirão de 2015, vencido sobre o São José, e o bicampeonato paulista em 2016 e 2017, ambos conquistados contra o Santos.
A parceria entre o Chicão, Dorotéia e o Rio Preto durou até o fim de 2018, quando a equipe passou a defender as cores da Ponte Preta, porém o casamento entre as partes não durou muito, e logo a equipe voltou a representar a cidade de São José do Rio Preto, agora com o nome de Realidade Jovem.
Em sua cidade de origem, o Realidade Jovem não conseguiu repetir os dias de glória do passado. Na última edição do Paulistão, a equipe de São José do Rio Preto fez uma das piores campanhas e somou apenas dois pontos em onze jogos, ficando à frente apenas da Portuguesa, que fez a mesma campanha, pelo critério de desempate dos cartões amarelos.
O Palmeiras, por sua vez, tem um projeto mais novo no futebol feminino. A equipe reativou a modalidade em 2019, depois que a existência de uma equipe feminina se tornou obrigatória para times da Série A. Desde então, conquistou a Copa Paulista (2019 e 2021), o Paulistão (2022) e a Libertadores (2022).
Em termos nacionais, o Alviverde ainda não conseguiu um troféu. No entanto, a equipe chegou na final do Brasileirão em 2021 e na semi em 2022, mas perdeu para o Corinthians nas duas oportunidades. Atualmente, o clube ocupa a 5ª posição na tabela com 17 pontos.
Antes disso, o clube não teve grande história na modalidade, conquistando um torneio estadual apenas uma vez, em 2001. Na época, as Palestrinas eram treinadas por Marcelo Figério e não eram favoritas na competição. Mesmo assim, o time eliminou o Corinthians na semifinal e bater a Matonense por 1 a 0 na decisão com gol de Zangão.
Agora, o Palmeiras entra em campo novamente pelo Paulistão, estreando na edição 2023. A partida diante do Realidade Jovem ocorre terça-feira (2) às 15h30 (de Brasília) no Canindé.
LEIA MAIS:
Palmeiras terá retorno da dupla Veiga e Rony na Libertadores após ausências nas primeira rodadas
VÍDEO: Abel Ferreira homenageia Ayrton Senna em aniversário da morte do piloto: ‘Pessoa que me inspira’
Palmeiras bate Flamengo e fatura Copa Integração Sub-13