Palmeiras e Gómez resolvem pendências e zagueiro deve permanecer até 2024

(Foto: Danilo Martins Yoshioka)

Após um longo período de turbulências na negociação entre Palmeiras e Gustavo Gómez, a situação, enfim, está perto de um final feliz para ambas as partes. Como informado primeiramente pelo ‘Amici 1914’, houve uma reunião na noite desta segunda-feira (27) que encaminhou o acerto.

Segundo informou o ‘GloboEsporte.com’ e foi confirmado pelo Nosso Palestra, as últimas pendências para a renovação do zagueiro foram resolvidas após uma nova reunião na manhã desta terça-feira (28), e resta apenas a assinatura do contrato definitivo, que será válido até 2024.

Caso o novo vínculo do jogador seja registrado no Boletim Informativo Diário (BID) até as 19h, Gómez estará liberado para ser inscrito nos mata-matas do Paulistão 2020. Portanto, o Verdão terá que correr contra o tempo para formalizar a operação antes do anoitecer, se quiser contar com o atleta na reta final da competição estadual.

Entenda a negociação

Gustavo Gómez foi anunciado pelo Palmeiras em 02 de agosto de 2018, vindo de empréstimo do Milan-ITA. Desde o primeiro acordo com a equipe europeia, já estava estruturada a operação para manter o paraguaio em definitivo no Brasil: estava definido que o Palmeiras teria o direito de renovar o empréstimo anualmente até 2021. Contudo, a cada renovação temporária, o Alviverde teria que pagar parcelas do valor total da compra, que é estipulado em 5,5 milhões de euros.

Essa foi uma manobra que Alexandre Mattos fez à época da contratação para não ter que desembolsar o valor da contratação definitiva à vista, mas sim de forma parcelada. Já havia até mesmo um pré-acordo entre o Alviverde e Gómez para a permanência do atleta até 2024, com valores acertados.

O novo diretor de futebol do Palmeiras, Anderson Barros, em entrevista concedida em junho ao ‘GloboEsporte.com’, revelou que pretendia finalizar essa operação neste ano. A compra seria efetuada assim que o empréstimo vigente de Gómez se encerrasse, no dia 30 daquele mês.

A burocracia já estava adiantada: o certificado da transferência internacional já havia sido enviado pelo Milan e os direitos econômicos do atleta já haviam sido adquiridos. Entretanto, de última hora, o estafe do zagueiro mudou os termos previamente definidos.

Devido à variação cambial intensa nos últimos meses, os representantes do paraguaio acreditavam que os valores acertados anos atrás não tinham mais validade. A partir disso, inicou-se o que ficou conhecida como uma ‘Guerra Fria’ entre clube e jogador.

Agora, com o cessar-fogo quase um mês depois de o último contrato de empréstimo de Gómez se encerrar, a novela para sua permanência definitiva teve um desfecho positivo.