Palmeiras homenageia campeões Taça Continental de Futebol de Salão

Maior conquista da modalidade completou 40 anos em 2021 e foi festejada com jantar e homenagens na sede social

O Palmeiras realizou um jantar em sua sede social na última quinta-feira (29) em homenagem aos 40 anos da conquista da Taça Continental de Futebol de Salão, um dos grandes momentos do esporte do clube.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!

Com a presença de atletas responsáveis pelo título e membros da diretoria alviverde, os goleiros Jacó, Claudinei e Herrera, os fixos Ramon e Tatão, os alas Zego, Amarildo, Aguinaldo, Cecil, Claudinho e Amílcar e os pivôs Fabinho, Guina e Ruy receberam homenagens feitas por Mauricio Galliote.

Um dos atletas com mais rodagem dentro do elenco campeão, o fixo Ramon, atual presidente da Federação Paulista de Futsal (FPFS), disse, em entrevista à TV Palmeiras, sobre a emoção do título.

– Falar quantas vezes o Palmeiras foi campeão seria algo ‘maluco’ para nós, pois a própria FPFS, na década de 90, nomeou o clube como o maior campeão do século. Em 1981, tínhamos uma equipe jovem e não estávamos entre os favoritos, mas dentro da nossa casa e com a nossa torcida, esse título não poderia sair daqui. Jogamos machucados, treinamos muito e sabíamos da nossa força – analisou o ex-camisa 4.

Quem também relembrou com emoção a conquista foi o presidente Mauricio Galiotte. Presente nas arquibancadas do ginásio, o cartola falou da importância da taça.

– Essa foi a maior conquista da modalidade na história do Palmeiras e é uma alegria muito grande poder homenageá-los. Faltam palavras para agradecer todos os atletas e comissão técnica, mas o acontecimento está na história e ninguém muda o que foi feito […] Palmeiras campeão no campo e no salão – disse o presidente.

O CAMPEONATO:

Em 1981, o jornal A Gazeta Esportiva, a empresa Souza Cruz, a Comunicações Nicolini, a Federação Paulista de Futebol de Salão e a Federação Internacional de Futebol de Salão (FIFUSA) resolveram criar o primeiro campeonato oficial internacional da modalidade.

Disputado em São Paulo, o certame reuniu Palmeiras, Corinthians, Gercan e São Paulo (todos de São Paulo), Fluminense, Flamengo, Vasco da Gama e Monte Sinai (do Rio de Janeiro), Atlético e Olympico (de Minas Gerais), Grêmio (do Rio Grande do Sul), Sumov (do Ceará), Olímpia (do Paraguai), Rosário Central e Newell’s Old Boys (da Argentina) e Peñarol (do Uruguai).

O Verdão ficou no grupo D, ao lado de Newell’s Old Boys, Atlético Mineiro e Monte Sinai. Sem dificuldades, o clube bateu os argentinos por 12 a 0, os mineiros por 1 a 0 e fecharam com empate por 1 a 1 diante do Monte Sinai.

Nas quartas, bateu o tradicional rival paulista Gercan, por 2 a 0. A dificuldade aparecia na fase seguinte, diante do Vasco. Em semifinal disputada, no tempo regulamentar o jogo ficou empatado em 2 a 2; já na disputa dos pênaltis, o Alviverde venceu por 3 a 1.

A decisão colocou o Verdão frente a frente com o Olympico, também invicto, com ginásio Palestra Italia lotado pela massa alviverde. Em jogo pegado Fabinho, aos 9 minutos do segundo tempo, colocou a bola no fundo da rede adversária. Explosão na arquibancada e o título mais importante da modalidade palmeirense. Além da conquista invicta e autor do gol decisivo, Fabinho foi o artilheiro do torneio com dez gols marcados.

LEIA MAIS