Palmeiras irá fazer simulação de campo de várzea na Academia de Futebol II

Centro de treinamentos da base, em Guarulhos, vai receber extensão do 'Projeto Favela'

Visando conectar os jovens das categorias de base com a raiz do futebol brasileiro, o Palmeiras irá retirar o gramado de um dos campos da Academia de Futebol II, centro de treinamentos da base, e vai implantar um campo de terra no local. A informação foi primeiramente publicada pelo ‘ge’.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

Campo na Academia de Futebol II, em Guarulhos, vai passar por alterações (Foto: Divulgação)

A ação faz parte do “Projeto Favela”, que leva toda semana uma categoria do clube para atuar em campos de várzea ou em comunidades da cidade de São Paulo. Mesmo com o novo campo dentro do CT, jogos nos bairros vão continuar acontecendo.

– Não é fazer um campo de terra, é tirar a grama. Tem um campo lá que já é mais desgastado, vou tirar a grama e deixar a terra que está embaixo. Estamos tirando esse campo agora, em fevereiro está pronto – disse João Paulo Sampaio, coordenador das categorias de base do Palmeiras ao ‘ge’.

O projeto, que acontece desde antes da pandemia da Covid-19, é para dar maior autonomia aos atletas e ocorre semanalmente no clube. A ideia, projetada por João Paulo Sampaio, é tirar o aspecto robotizado do futebol atual.

– Todos os dias na semana, cada categoria treina em um local. Aí conhecemos alguns projetos em favelas. E, nesse dia, é dia de o treinador não encher o saco. Deixa o menino jogar. Para quê? Para ele ter autonomia. A gente fica falando: “Ah, os meninos hoje são robôs”. Claro, não deixam eles decidirem. Faz parte da formação mostrar isso para eles – disse o dirigente, em entrevista à TV Palmeiras durante 2022.

O Palmeiras, há anos, investe nas categorias de base e, com João Paulo Sampaio, tornou-se referência na formação de atletas no Brasil. Desde 2020, o clube passou a utilizar os jovens no elenco profissional, sendo peça fundamental na engrenagem que venceu a Libertadores de 2010 e 2021, além do Campeonato Brasileiro de 2022.

LEIA MAIS
Palmeiras x Floresta-CE: saiba como assistir à partida pelas quartas da Copinha
Artur Abramo: ‘Danilo, obrigado pelo seu sorriso. E pelo nosso também’