Palmeiras tem a volta de jogadores diferenciados

Wesley e Gabriel Verón estão à disposição de Abel Ferreira para a final da Copa do Brasil e oferecem características únicas para o time

No início de fevereiro, o Palmeiras disputou o Mundial de Clubes sem nenhuma opção de velocidade para o banco de reservas. Rony, titular, era o único ponta à disposição de Abel Ferreira, enquanto o lateral Lucas Esteves foi o reserva imediato para a posição. Duas semanas depois de voltar do Catar, Gabriel Verón e Wesley estão recuperados e podem mudar a cara do ataque alviverde.

As duas Crias da Academia voltaram a jogar nesta semana, às vésperas da final da Copa do Brasil. Wesley ganhou alguns minutos na segunda-feira (22), contra o Atlético-GO e foi titular na quinta-feira (25), contra o Galo, quando foi substituído por Verón aos 14 da segunda etapa. A expectativa é que eles sejam importantes na decisão nacional.

Estrutura ofensiva

No 3-4-2-1 normalmente utilizado por Abel Ferreira na fase ofensiva, um dos pontas se posiciona bem aberto, como um ala e o outro encosta no centroavante. Recentemente, esse jogador pelo lado tem sido Gabriel Menino e, em menor frequência, Rony. Na maior parte das vezes, o “Rústico”, joga mais perto de Luiz Adriano. Quando isso não acontece, Willian assume a função.

Palmeiras tem a volta de jogadores diferenciados
Estrutura ofensiva de Abel Ferreira. Imagem: Análise Verdão

Portanto, em janeiro e fevereiro, Abel teve, nas pontas: um meio-campista improvisado; um atacante veterano com outras qualidades que não a velocidade; e só Rony como um jogador de explosão e ataque à profundidade, ou seja, capaz de correr nas costas da zaga. Breno Lopes não pode jogar a Copa, então não está sendo considerado.

Nesse sentido, Wesley e Verón acrescentam características diferentes ao ataque do Palmeiras. O baiano, ex-Vitória, tem quatro gols e oito assistências em 23 jogos (13 como titular). Por isso, o camisa 21 participa diretamente de um gol a cada 1.7 jogos. Já o campeão mundial sub-17 pela Seleção Brasileira marcou nove vezes e deu quatro passes para gols em 36 partidas (18 desde o início). Uma contribuição direta a cada 2.8 jogos.

Diferencial

Além disso, o grande diferencial deles está na assertividade de suas ações aliada à intensidade e explosão. Wesley tem 73% de acerto de passes e 60% de aproveitamento nos dribles. Da mesma maneira, Gabriel Verón acerta 78% de seus passes, 75% de seus dribles e converte 50% de suas chances de gol.

Palmeiras tem a volta de jogadores diferenciados
Jogada forte de Wesley e Verón. Imagem: Análise Verdão.

Para efeito de comparação, Rony tem uma taxa de 74% de aproveitamento nos passes, 29% nos dribles e converte 20% de suas chances. Percebe-se como o camisa 11 erra muito. Ainda assim, tem 11 gols, 10 assistências e uma participação em gols a cada 2.5 jogos, porque é muito insistente. Tenta até ser decisivo.

Nas mãos de um treinador tão vertical e intenso quanto Abel Ferreira, ter dois jovens prontos para realizar ações em alta velocidade com boa precisão é uma benção. Mesmo que não sejam tão decisivos quanto Rony, podem ser fundamentais criando jogadas na busca pelo tetra.

Leia mais

Evento da final da Copa do Brasil no Allianz Parque é cancelado por conta da pandemia