Palmeiras melhor no sintético: mito ou verdade? Veja números

Zico e Galvão Bueno afirmaram que Verdão leva vantagem por conta do gramado. Levantamento do NP mostra que não é bem assim

Desde 2020, o Palmeiras utiliza um gramado sintético no Allianz Parque devido aos constantes shows realizados no estádio. Esta opção já foi amplamente criticada por times rivais, que afirmam que o Verdão leva vantagem ao jogar em casa, uma vez que outros times estão acostumados com grama natural. Isso, no entanto, não é corroborado pelos números do Alviverde na arena.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

Em entrevista ao narrador Galvão Bueno na última sexta-feira (23), o ex-jogador Zico, ídolo do Flamengo, deu sua opinião sobre o assunto.

– A bola é mais rápida. Se você não está acostumado com isso, você tem dificuldade. Quem está jogando todo dia, treinando todo dia… Eu não tenho dúvida de que, se continuar do jeito que está, todos os times… o que eu acho é isso. Não é que você não vá ganhar jogo no gramado, mas o costume de jogar no seu campo já é uma vantagem. Num gramado em que você tem uma velocidade do jogo maior, dificuldade no domínio de bola, se você não está acostumado, pode afetar.

O Allianz Parque foi inaugurado em 2014, com o time disputando apenas dois jogos no local no ano de estreia. Até o fim de 2019, segundo levantamento feito pelo NOSSO PALESTRA, foram 151 partidas, com cem vitórias, 27 empates e 24 derrotas. Deste modo, o time conseguiu um bom aproveitamento, totalizando 72,19%.

A partir de 2020, o Palmeiras passou a contar com gramado sintético. A escolha foi feita para possibilitar um palco melhor para a equipe apesar dos constantes shows que acontecem. Assim, diferentemente da grama natural, o novo material precisa de menos cuidados e não exige tempo de recuperação após entre eventos.

VEJA NO NOSSO PALESTRA!
Galvão e Zico afirmam que Palmeiras leva vantagem devido ao gramado sintético

Com o sintético, os números palestrinos em casa pouco mudaram. Até o momento, foram 118 jogos, com 78 vitórias, 25 empates e 15 derrotas, totalizando 73,16% de aproveitamento. Além disso, foi sob o comando de Abel Ferreira – que assumiu o time em novembro de 2020 – que o Maior Campeão Nacional teve os anos de melhor e pior resultado na arena – 2022, com 82,8% de aproveitamento, e 2021, com 57,5%, respectivamente.

Sendo assim, apesar da troca do gramado, o desempenho do Palmeiras dentro de casa não melhorou de maneira significativa. Ou seja, os números negam que o Verdão leva vantagem dentro de casa devido ao uso do sintético.

O próximo jogo do Verdão no estádio será no domingo (25) às 16h (de Brasília) diante do Botafogo. O Maior Campeão Nacional busca uma vitória para diminuir a distância para o adversário que lidera o Brasileirão com cinco pontos de vantagem.