Palmeiras na Copinha: Tudo o que você precisa saber do Verdão na competição

Atual campeão, equipe está sediada em São José do Rio Preto, no Grupo 3 da Copa São Paulo de Futebol Júnior

Atual campeão, o Palmeiras chega em busca do bicampeonato da Copa São Paulo de Futebol Júnior, a tradicional Copinha. O torneio, que começa na tarde desta segunda-feira (02), terá a presença de 128 times do Brasil e tem final agendada para o próximo dia 25 de janeiro.  

Para a edição de 2023, o Verdão, dirigido por Paulo Victor Gomes, entra como uma das postulantes ao título. Entre os principais rivais da equipe estão o Corinthians, atual vice-campeão do Campeonato Brasileiro Sub-20, o Flamengo, vice da Copa do Brasil Sub-20, e o Vasco, vice-campeão da Copa do Brasil Sub-17. As três equipes perderam as respectivas finais justamente para o Palmeiras.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

O clube palestrino, inclusive, fechou 2022 com números impressionantes. Ao todo, o Maior Campeão Nacional venceu 24 títulos de base, conquistando a Tríplice Coroa nas categorias Sub-20 e Sub-17. A geração mais velha venceu a Copa do Brasil, Brasileirão e Paulistão, enquanto o Sub-20 venceu a Copinha, Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil.

No entanto, o plantel chega levemente desfalcado e modificado para a Copinha de 2023. Nomes como Gustavo Garcia, Vanderlan, Naves, Fabinho, Jhon Jhon, Giovani e Endrick, que integraram a base em 2022 e ainda poderiam estar no elenco, foram promovidos ao profissional e estão realizando pré-temporada com Abel Ferreira. Kaique, goleiro titular, foi convocado para a Seleção Brasileira Sub-20 para o Sul-Americano da categoria, e nem sequer inscrito.

Assim, a equipe conta com sete titulares do Sub-17 inscritos e somente um atleta nascido em 2002 na lista, o zagueiro e capitão Henri. Campeão da Copa do Mundo Sub-17 em 2019, Henri conviveu com inúmeras lesões nos últimos anos. Recuperado realizou 29 jogos na última temporada, e retomou o protagonismo dentro do elenco.

Entre os mais jovens, destacam-se o meia Luis Guilherme, de 16 anos, e o atacante Estevão, de 15. O primeiro já disputou a última edição da competição, e deverá passar por um processo de ambientação no profissional após a disputa do certame. Já o mais novo é uma das grandes sensações das categorias de base, e foi o artilheiro do Sub-17 em 2022, tendo também consultas de clubes europeus em sua situação contatual

Confira a lista de inscritos pelo Palmeiras:

Goleiros: Addi, Aranha e Natan
Laterais: Gilberto, Ian, Thauan e Thiago
Zagueiros: Gustavo Mancha, Henri, Michel, Pedro Felipe e Talisca
Meio-campistas: David Kauã, Léo, Luis Guilherme, Patrick, Pedro Lima, Thalys, Vitor André e Yago
Atacantes: Allan, Carlos Matheus, Daniel, Edney, Estêvão, Kauan Santos, Kevin, Ruan Ribeiro, Vitinho e Wendell.

O Verdão terá dez remanescentes em relação aos inscritos na última temporada: o goleiro Natan, o lateral esquerdo Ian, os zagueiros Michel e Talisca, os meio-campistas Pedro Lima e Luis Guilherme e os atacantes Daniel, Kauan Santos, Kevin e Vitinho.

O time base para a equipe na competição deve ser: Natan; Gilberto, Henri, Michel e Ian; Léo, Pedro Lima e Luis Guilherme, Edney, Kevin e Vitinho.

O Alviverde está no Grupo 3 da Copa São Paulo, sediado na cidade de São José do Rio Preto, município 450km longe da capital paulista. As partidas serão disputadas no Estádio Anísio Haddad, com capacidade para 14 mil torcedores. A entrada na praça esportiva é gratuita e os jogos serão transmitidos pelo Sportv.

Além do Palmeiras, a Juazeirense, da Bahia, o Santana, do Amapá, e o Rio Preto, de São Paulo, integram a chave. No entanto, o time amapaense desistiu da competição e todos os jogos da equipe serão definidos em WO aos adversários.

O Maior Campeão Nacional estreia na Copinha às 19h30 (de Brasília) desta terça-feira (03). O adversário na primeira rodada do Grupo 3 é o Juazeirense, da Bahia. A equipe encerra a participação na segunda-feira (09), quando enfrentará o Rio Preto-SP, no mesmo horário. A partida palestrina diante do Santana-AP, que seria válida pela segunda rodada, seria realizada na sexta-feira (06), também às 19h30 (de Brasília).

Datas e horários dos jogos do Palmeiras na Copinha:

03/01 (terça-feira) – 19h30 – Juazeirense-BA
06/01 (sexta-feira) – 19h30 – Santana-AP W.O PARA O PALMEIRAS
09/01 (segunda-feira) – 19h30 – Rio Preto-SP

O Palmeiras vai em busca do bicampeonato da Copinha. Em 2022, as Crias da Academia faturaram o troféu de forma inédita, culminando a campanha invicta com uma goleada por 4 a 0 sobre o Santos na final, realizada no Allianz Parque, com tentos de Endrick, Giovani e Gabriel Silva (duas vezes).

LEIA MAIS
Abel manda recado ao elenco do Palmeiras em último encontro do ano: ‘Só desejo saúde’
Danilo volta a despertar interesse da Europa; Palmeiras está ciente do mercado