No próximo sábado (11), o Palmeiras enfrenta o São Bernardo em partida válida pelas quartas de final do Paulistão. O Verdão, atual campeão, busca manter o bom desempenho nesta fase da competição, uma vez que o time não é eliminado no primeiro mata-mata do estadual desde 2013.
Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra
Na época, o Maior Campeão Nacional vivia tempos difíceis. Apesar do título da Copa do Brasil 2012, a equipe foi rebaixada para a Série B do Brasileirão e encontrou dificuldades para se reerguer. Mesmo assim, terminou em 6º na classificação geral e enfrentou o Santos na fase seguinte.
Na partida disputada na Vila Belmiro, primeira de Bruno como titular após lesão de Fernando Prass, Cícero abriu o placar para os donos da casa, e Kleber empatou no final da segunda etapa. O clássico, então, foi para os pênaltis, e o Alviverde saiu derrotado por 4 a 2.
Desde então, o Palmeiras não foi mais eliminado nas quartas de final da competição estadual. No ano seguinte, em 2014, o time venceu o Bragantino por 2 a 0. Nesta temporada, a equipe também viveu uma forte crise, terminando o Brasileirão na 16ª colocação – primeira acima da zona de rebaixamento.
Em 2015, contudo, a reconstrução do Verdão se consolidou. O time conseguiu formar um elenco mais qualificado em busca de títulos, e quase garantiu o primeiro troféu logo no Paulistão. O time não só passou do Botafogo nas quartas de final, e do Corinthians, na semi, mas também chegou à decisão diante do Santos. No clássico, contudo, o time da Vila ficou com a taça. O Maior Campeão Nacional, contudo, ‘deu o troco’ no mesmo ano, ao vencer a Copa do Brasil diante do rival da Baixada.
A partir deste momento, o Palmeiras retomou o status no futebol nacional, vencendo o Brasileirão três vezes (2016, 2018 e 2022), mais uma Copa do Brasil (2020), a Libertadores (2020 e 2021), a Recopa Sul-Americana (2022), a Supercopa do Brasil (2023) e o Paulistão (2020 e 2022).
Agora, o Maior Campeão Nacional entra em campo em mais uma disputa de quartas de final do torneio estadual. Desta vez, o time terá pela frente o São Bernardo, dono da segunda melhor campanha da competição. O confronto será realizado no próximo sábado (11) às 19h (de Brasília).
LEIA MAIS
Palmeiras empresta artilheiro campeão da Copinha ao futebol europeu
Melhor campanha do Paulistão, Palmeiras enfrenta adversário mais difícil das quartas
Palmeiras e São Bernardo fazem duelo de ataque e defesa no Paulistão