Palmeiras não se impõe no Allianz Parque e só empata com time misto do Flamengo

Patrick de Paula vai à rede pela terceira vez na temporada, mas Pedro deixa tudo igual

Mesmo diante de um Flamengo repleto de desfalques, o Palmeiras não soube se impor no Allianz Parque e saiu de campo com apenas um ponto, em partida válida pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro. Depois de Patrick de Paula abrir o placar, Pedro deu números finais ao jogo. 1 a 1.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram!

Com o resultado, o alviverde chegou aos 19 pontos e manteve-se na quarta colocação do Brasileirão. Caso os comandados por Vanderlei Luxemburgo tivessem conquistado a vitória, apenas três tentos os separariam do líder Atlético Mineiro.

Em busca de sacramentar a classificação às oitavas de final da Libertadores da América, o Verdão volta ao Allianz Parque para enfrentar o Bolívar, neste quarta-feira, às 19h15 (de Brasília).

Palmeiras abriu o placar na segunda etapa, mas sofreu o empate logo depois (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

O JOGO

Por conta do imbróglio jurídico que envolveu a realização da partida, a bola rolou 22 minutos depois do previsto.

Apesar de contar com muitos jovens na sua escalação e optar pela marcação baixa, o Flamengo teve as melhores oportunidades durante o primeiro terço da primeira etapa, com Lincoln arrancando pela lateral-direita da defesa alviverde.

Dono de mais de 60% da posse de bola, o Palmeiras, como de praxe, demorou para apresentar qualquer repertório ofensivo. Depois de pouco mais de 20 minutos sem ter criado uma chance clara sequer, o Verdão teve a chance de ir à rede, com Gabriel Veron, que recebeu o passe de Luiz Adriano, mas finalizou sem direção.

Momentos depois, o Rubro-Negro, que passou a aproveitar a lentidão dos anfitriões para avançar as suas linhas e se soltar no jogo, exigiu boa defesa do goleiro Weverton, após bomba de Pedro na entrada da grande área.

Não bastasse a falta de velocidade, os comandados por Vanderlei Luxemburgo ainda encontravam dificuldades para sair jogando. Em um dos erros na saída de bola, Guilherme Bala, que ganhou quase todos os duelos individuais com Matías Viña, armou o contra-ataque do Flamengo. Pedro recebeu e viu Thiago Maia sozinho, mas o volante se atrapalhou no domínio.

Mais confiantes, os visitantes, por outro lado, preenchiam o meio-campo para limitar os espaços na intermediária e mais chances começaram a surgir. Arrascaeta chegou pelo lado esquerdo e chutou colocado para exigir boa defesa de Weverton.

Ainda sofrendo com falta de criatividade, o Palmeiras passou a abusar, sem muito sucesso, dos cruzamentos e chutes de média e longa distância. A chance do Verdão no primeiro tempo, inclusive, foi em uma finalização na entrada da grande área de Zé Rafael, que marcou a última ação relevante do primeiro tempo.

Luxemburgo acertou nas substituições, e Palmeiras voltou melhor para a segunda etapa (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

SEGUNDO TEMPO

Na volta do vestiário, Vanderlei Luxemburgo promoveu a entrada de Raphael Veiga e Willian. Enquanto o meia entrou no lugar de Gabriel Menino, o atacante assumiu a vaga de Gabriel Veron, que saiu por conta de um desconforto no tornozelo.

Com os substitutos em campo, o Verdão perdeu velocidade no setor ofensivo, mas ganhou mobilidade e outra opção para sair jogando, uma vez que Willian se apresentava para ajudar na transição ao campo de ataque.

Antes mesmo dos 10 minutos da etapa complementar, o Palmeiras, que já havia assustado a meta de Hugo Souza, trabalhou bem a bola na entrada da grande área e foi à rede, com Patrick de Paula. A joia alviverde pegou bem na bola, mas o desvio em Thiago Maia foi determinante para que o marcador fosse inaugurado.

No entanto, a alegria durou pouco. Isso porque, segundo depois, Arrascaeta recebeu livre pelo lado direito e serviu um cruzamento milimétrico para Pedro, que só teve o trabalho de empurrar para o fundo do gol. 1 a 1.

Os donos da casa chegaram a responder, mas o goleiro Hugo Souza operou um milagre na cabeçada de Luiz Adriano. O cruzamento saiu dos pés de Matías Viña, um dos jogadores mais inconsistentes do Palmeiras na partida.

Aos 15 minutos, Rony entrou no lugar de Lucas Lima para jogar nas costas de João Lucas, que se aventurava no ataque, mas pecava na recomposição. Substituição essa que quase resultou em uma bola na rede, após bom cruzamento do camisa 11 para Luiz Adriano.

Com chances claras para os dois lados, Palmeiras e Flamengo fizeram valer toda a expectativa acerca da realização da partida. Arrascaeta, sempre ele, passou perto de colocar os visitantes em vantagem. Depois de outros dois sustos, o Palmeiras chegou a responder, mas o assistente já assinalava o impedimento.

Nos instantes finais do jogo, as equipes se lançaram ao ataque, mas as boas atuações de ambas as defesas garantiram o empate em pleno Allianz Parque.

LEIA MAIS:

+ Relembre controvérsias do Flamengo, que quer adiar duelo com Palmeiras
+ Palmeiras fala em ‘paralisar’ o campeonato se protocolo não for cumprido
+ Justiça do Trabalho do Rio adia Palmeiras e Flamengo; decisão cabe recurso