Palmeiras não utiliza jogadores oriundos da base no time titular pela primeira vez na temporada

Diante do Atlético Mineiro, equipe de Abel Ferreira entrou sem Crias da Academia, situação que só havia ocorrido uma vez, ainda na temporada 2020

Sem jogadores oriundos das categorias de base na equipe titular, o Palmeiras empatou em 0 a 0 com o Atlético-MG no Allianz Parque, no primeiro jogo da semifinal da Libertadores. Com o resultado, o Verdão pode jogar por um empate com gols para se classificar à final em função da regra do gol qualificado.

Com média de idade de 30 anos, a equipe inicial de Abel Ferreira foi escalada com: Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gomez, Luan e Piquerez; Felipe Melo, Zé Rafael e Raphael Veiga; Dudu, Rony e Luiz Adriano. No banco de suplentes, seis dos 12 atletas disponíveis eram Crias da Academia, sendo que quatro deles (Danilo, Gabriel Veron, Wesley e Patrick) entraram no decorrer da partida.

Essa foi a primeira vez na temporada em que a equipe do treinador português atuou sem jovens criados nas categorias de base do clube na escalação inicial. Em todas as outras 51 partidas que o Verdão realizou durante o atual ano esportivo, pelo menos um atleta jovem estava em campo desde o apito inicial.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

A situação havia ocorrido somente uma vez desde que Abel Ferreira assumiu o comando Alviverde, no empate por 1 a 1 diante do Grêmio, pelo segundo turno do Campeonato Brasileiro 2020. Embora o duelo foi disputado em janeiro de 2021, o confronto ainda era válido pela temporada do ano anterior.

O duelo diante do Tricolor Gaúcho não foi somente a primeira vez em que Abel escolheu uma equipe sem Crias da base, como também a única vez que isso ocorreu em toda a temporada passada no Palmeiras. Ao todo, contanto também as participações de Vanderlei Luxemburgo e Andrey Lopes, os jovens estiveram em 78 dos 79 confrontos da temporada mais vitoriosa da história do clube.

Consequentemente, o Verdão teve pelo menos um prata da casa em campo em todas as partidas das caminhadas rumo a Tríplice Coroa, ao longo das campanhas da Libertadores, da Copa do Brasil e do Campeonato Paulista em 2020.

Com 61% da lista de inscritos do Palmeiras na Libertadores sendo composta por jogadores que desde cedo frequentam a Academia de Futebol, foi justamente com Abel Ferreira que a equipe quebrou recordes de utilização das categorias de base em uma mesma partida.  No duelo do Verdão diante o Botafogo-SP, pelo Campeonato Paulista de 2021, foram a campo oito jogadores formados dentro do Verdão entre os 11 titulares.

Já na coletiva de imprensa após o empate, Abel esclareceu que a ação não foi planejada através da idade e que escolheu os jogadores apropriados para o estilo de jogo proposto no confronto diante do Galo.

– Eu olho para o que fazem nos treinos e jogos. Não tenho contrato nem com os mais experientes, nem com mais os jovens. Jogo quem eu entendo. Me pagam para tomar decisões. Vezes bem, vezes mal. A cobrança é igual para todos – analisou o treinador.

O jogo de volta entre Palmeiras e Atlético-MG está marcado para a próxima terça-feira (28), no Mineirão. Antes do duelo, o Maior Campeão Nacional ainda vai a campo contra o Corinthians no sábado (25) às 19h (de Brasília), na Neo Química Arena, pela vigésima segunda rodada do Brasileirão.

LEIA MAIS