Palmeiras perde nos pênaltis para o São Paulo e é eliminado do Brasileirão Sub-17

Foto: saopaulofc.net

Após 72 horas, Palmeiras e São Paulo voltaram a se enfrentar pelas quartas de final do Campeonato Brasileiro Sub-17. Cerca de 200 minutos de bola rolando para saber qual dos dois times avançaria de fase. Com dois empates no estádio José Liberatti, em Osasco-SP, e uma eletrizante disputa por pênaltis, o São Paulo saiu vitorioso. 4 x 3 para o time que agora encara o Flamengo na semifinal.

Com muitas mudanças em relação ao que time que entrou em campo no primeiro jogo das quartas, o Palmeiras sofreu na primeira etapa. Gabriel Veron, que costumeiramente atua com a camisa 7, foi a campo honrando a 10 e a faixa de capitão. Gabriel Silva, que está acostumado a ser o camisa 10, atuou com a 9. E isso era um prenúncio do que aconteceria com a bola rolando.

A primeira chance de gol saiu justamente do capitão do time, que alçou uma bola em direção a Gabriel Silva. Destro, tentou uma finalização com a esquerda e furou. O Palmeiras não voltaria a ameaçar o gol são paulino até uma finalização na trave de Garcia, no final da primeira etapa. Durante todo o primeiro tempo, apesar de um jogo pouco criativo, o São Paulo levou perigo ao gol de Bruno Carcaioli com uma forte finalização de Pedrinho, que de tanto deslocar o goleiro palmeirense tirou a bola da direção do gol, e com uma bicicleta de Cachoeira, que escorou bem a zaga alviverde, mas parou em tranquila defesa de Bruno.

Mesmo passando por dificuldades na primeira etapa, Veron saiu de campo dizendo que o Palmeiras havia sido superior. Não no primeiro tempo, sim no segundo.

Com três substituições, o Verdão foi dominante. Ruan Ribeiro, centroavante, entrou e tentou suprir a ausência de Fabrício, artilheiro da equipe Sub-17 que atuou pelo time sub-20 nesta tarde. A movimentação do atacante alviverde gerou mais espaços na defesa são paulina.

Espaços estes que foram bem encontrados por Gabriel Veron e mal aproveitados por Gabriel Silva. Em bola infiada por Veron, o 9 improvisado não conseguiu boa finalização. O mesmo Veron cruzou pela direita e Silva isolou. Não bastasse a dificuldade encontrada pelo camisa 9, o goleiro do São Paulo vivia uma noite inspirada. Fez bela defesa em cabeceio de Henri e contou com a sua zaga para bloquear finalização de Fabinho.

A superioridade alviverde não se transformou em gols. Empatados, Palmeiras e São Paulo definiram nos pênaltis a vaga para a semifinal. Sem as principais peças do time, foram para as cobranças Ramon, Naves, Fabinho, Henri e Daniel Alves. Apenas três fizeram. Ramon e Fabinho pararam no goleiro Young. Pelo lado do São Paulo, somente um erro, de Miguel, e a vaga assegurada para a semifinal.

Assim como na categoria sub-20, na disputa da Super Copa 2018, e como entre os profissionais, pelo Campeonato Paulista 2019, o Palmeiras para no São Paulo em uma disputa de pênaltis.