Palmeiras possui segunda menor média de idade de contratações no Campeonato Brasileiro
Red Bull Bragantino lidera o ranking que também leva em consideração jogadores oriundos das categorias base a partir da idade em que foram efetivados no profissional
O Palmeiras foi derrotado pelo Red Bull Bragantino por 2 a 1 na noite do último domingo (1), no Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista, pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro. O jogo colocou frente a frente dois dos elencos mais jovens do futebol brasileiro, como confirma estudo publicado pela CIES Football, empresa suíça especialista em dados esportivos.
Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra
Segundo o estudo, Red Bull Bragantino e Palmeiras possuem as médias de idade de contratações mais baixas entre os 20 clubes do Campeonato Brasileiro. Além das chegadas, jogadores oriundos das categorias base entram na lista a partir da idade em que foram efetivados no profissional. A equipe de Bragança Paulista, líder do ranking, soma 21.8 anos de média, enquanto o Verdão, vice-líder, soma 23.2.
Corinthians e o São Paulo fecham o top-3, empatados com 24.4. Apesar de ter uma das maiores médias de idade entre os titulares, o rival alvinegro possui elenco longevo, ou seja, com muitos contratados ainda ao longo da última década – casos do goleiro Cássio e do lateral-esquerdo Fábio Santos, por exemplo.
VEJA NO NOSSO PALESTRA
Fabinho convoca torcida do Palmeiras para duelo decisivo contra Boca: ‘Essenciais’
A baixa média de idade do Palmeiras foi sentida no último jogo, contra o Red Bull Bragantino. Ao todo, 15 Crias da Academia estiveram entre os 22 relacionados na derrota que tirou a equipe do segundo lugar do Campeonato Brasileiro. Entre os veteranos, apenas Marcelo Lomba, de 36, Luan, de 30, e Breno Lopes, de 28, atuaram.
Após o duelo, Abel Ferreira disse na coletiva de imprensa que é necessário valorizar o atual elenco do Verdão. Em tom bem humorado, afirmou que será acusado de trabalho infantil por colocar tantos atletas jovens dentro de campo. Ao todo, na derrota por 2 a 1, dez atletas da base entraram em campo.
– Há que valorizar o trabalho desse grupo e o que já conquistamos. Temos que valorizar o trabalho dos jogadores que atuaram hoje. Qualquer dia vou ser acusado de trabalho de crianças, pois eles não são maiores de idade e vou ser acusado por colocar meninos para trabalhar sem idade para trabalhar – acrescentou o treinador, com bom humor.
As duas únicas contratações do Verdão para 2023 também foram de jovens atletas. O atacante Artur, ex-Red Bull Bragantino, e o meia Richard Ríos, ex-Guarani, possuem 25 e 23 anos, respectivamente. No início da temporada, ainda no Campeonato Paulista, Abel Ferreira, ao ser questionado, disse que o Palmeiras tem uma estratégia e filosofia definidas.
– O clube não é de hoje que tem um perfil, uma ideia, uma filosofia. Ou vamos buscar jogadores que façam a diferença, ou vamos apostar no que temos aqui no clube – declarou em junho.