Palmeiras poupa, erra na defesa e perde para o Ceará

Com um time alternativo, cheio de mudanças de olho na final da Copa Libertadores no próximo sábado, o Palmeiras foi derrotado por 2 a 1 pelo Ceará, neste domingo, em partida válida pelo Campeonato Brasileiro. A partida foi marcada por erros individuais do Verdão, que não conseguiu superar a falta de entrosamento para virar a partida.

O Palmeiras entrou em campo com várias mudanças, mas com o retorno de jogadores que podem ser titulares na final da Libertadores contra o Santos no próximo sábado, como Gustavo Gomez, Patrick de Paula e Gabriel Veron. Os três estavam no departamento médico até esta partida.

Jogando sem pressão, o Palmeiras criou boas chances no início de jogo, principalmente pelo lado esquerdo. Logo aos 4 minutos, o Verdão perdeu uma chance com Lucas Lima que apareceu sozinho na entrada da área, mas a finalização do meia saiu por cima do gol.

Após o erro no ataque, o Palmeiras foi punido com um erro na defesa. Em uma falha grosseira de Gustavo Scarpa, que não conseguiu dominar uma bola no campo de defesa, o Ceará abriu o placar com Lima, que desarmou o lateral do Verdão e abriu o placar aos 9 minutos.

O gol não amedrontou o Palmeiras, que continuou se jogando ao ataque. Mais uma vez, o Verdão criou uma chance clara de gol, dessa vez com Gabriel Veron. Mas, assim como Lucas Lima, Veron desperdiçou a chance na pequena área.

Repetindo o roteiro do primeiro gol, o Ceará foi mais eficiente. Em um lançamento após um escanteio para o Palmeias, o Ceará chegou à grande área com dois atacantes contra dois zagueiros do Palmeiras e só foi parado com uma falta duvidosa, dentro da área, de Patrick de Paula. O árbitro Bráulio da Silva Machado apontou para a marca do pênalti. O juiz, o mesmo que foi acusado por Abel Ferreira de ter mentido na súmula durante jogo da Copa do Brasil contra o mesmo Ceará, não checou o VAR e confirmou a penalidade, convertida por Vina.

Aos 33, entretanto, o esforço do Palmeiras finalmente foi recompensado. Lucas Lima encontrou Gabriel Veron em belo lançamento. Dessa vez, a cria da Academia não desperdiçou e diminuiu o placar no Castelão.

No segundo tempo, o Palmeiras voltou melhor, criando chances e segurando os contra-ataques do Vozão, mas foi perdendo intensidade conforme o segundo tempo avançou.

Com isso, o Ceará foi crescendo no jogo, enquanto Abel continuou poupando alguns dos jogadores de olho nas partidas decisivas da temporada, como Gabriel Veron, que era o melhor em campo, mas saiu aos 20 minutos.

Além disso, Abel também aproveitou a partida para dar alguns minutos para Felipe Melo, voltando de lesão após quase três meses parado. Outras duas revelações, Pedro Acácio e Fabrício, também tiveram chances.

As mudanças, entretanto, não fizeram efeito e o jogo seguiu morno até o final, marcando a segunda derrota seguida do Palmeiras pelo Brasileirão.