Palmeiras precisa manter ‘cabeça fria’ para jogos decisivos no mata-mata da Libertadores

Verdão recebeu dois cartões vermelhos nas quartas de final e um na semifinal do ano passado. Nesta quarta-feira (2), clube inicia caminhada eliminatória na competição continental

Na Copa Libertadores de 2022, o Palmeiras recebeu três cartões vermelhos a partir das quartas de final. No jogo de volta das quartas contra o Atlético-MG, o Verdão sofreu com as expulsões de Danilo e Gustavo Scarpa, mas conseguiu segurar o 0 a 0 levando a decisão para os pênaltis. Weverton brilhou e o Palmeiras se classificou. Na semifinal, contra o Athletico-PR, foi a vez de Murilo ser expulso.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

VEJA NO NOSSO PALESTRA
Confira como está o gramado do Mineirão para receber Atlético-MG e Palmeiras

Por ter melhor campanha em 2022, o Palmeiras decidiu a vaga em casa. Na ida no Mineirão, o Maior Campeão do Brasil perdia por 2 a 0 e foi buscar o empate segundo tempo com gols de Murilo e Danilo.

Mas as emoções estavam reservadas para a partida de volta, no Allianz Parque. Com 29 minutos da primeira etapa, Danilo acertou uma solada em Zaracho e, após revisão do árbitro de vídeo, o volante do Verdão foi expulso da partida.

Aos 36 minutos da segundo tempo, Gustavo Scarpa também deixou o gramado mais cedo. O meio-campista, acertou as travas da chuteira no calcanhar de Allan ao tentar acertar a bola. Wilmar Roldán, árbitro da partida, aplicou o vermelho direto ao palmeirense.

Mesmo com dois jogadores a menos nos últimos minutos da partida, o Palmeiras conseguiu suportar a pressão do adversário e, após um 0 a 0, a vaga foi decidida nos pênaltis. Weverton defendeu a sexta cobrança dos mineiros e o Verdão se garantiu na terceira semifinal consecutiva.

Pela fase seguinte, o Verdão teve pelo caminho o Athletico-PR e mais uma vez teve um atleta indo para os vestiários mais cedo. Depois de perder a partida de ida no Paraná por 1 a 0, sem Danilo e Scarpa, o Verdão precisava ganhar de dois gols de diferença no Allianz Parque para assegurar lugar na decisão da Libertadores.

O Palmeiras vencia o primeiro tempo pro 1 a 0, mas nos acréscimos da etapa inicial o zagueiro Murilo foi por cima da bola em uma dividida com Vitor Roque e recebeu amarelo. Mas o VAR revisou o lance, o árbitro mudou sua decisão e expulsou o zagueiro palmeirense.

Mesmo com um a menos por todo segundo tempo, Gustavo Gómez fez o 2 a 0 para o Palmeiras. Mas o Verdão não conseguiu suportar a pressão do time de Luiz Felipe Scolari, sofreu o empate e deu adeus à chance do tetracampeonato.

Neste ano, o sorteio colocou Atlético-MG e Palmeiras mais uma vez pelo caminho. Essa será a terceira vez consecutiva que os times se enfrentam no mata-mata da competição continental, sendo que o Verdão levou a melhor nas duas últimas oportunidades.

Novamente o Maior Campeão Nacional fez a melhor campanha geral da fase de grupos e decidirá todos os jogos do mata-mata no Allianz Parque, caso avance de fase até uma eventual semifinal. Portanto, é necessário ter “cabeça fria” para manter não repetir o que aconteceu no ano passado.