Palmeiras precisa vencer tudo e a si próprio e não se perder em desculpas – mesmo as justas

Não, capitão. Um lance discutível de pênalti marcado contra o Palmeiras não pode e não deve levar a equipe a deixar o campo como tentou fazer e nem isso conseguiu o São Paulo na nossa Arrancada Heroica, em 1942.

Não, amigos, o Palmeiras já mostrou em 2015 duas vezes e em 2016 que é possível porque é Palmeiras ganhar em Itaquera. Nos pênaltis e na bola. Na história que é mais Palmeiras que Corinthians em qualquer lugar. Principalmente nas casas deles. Ganhamos mais jogos somados na Ponte Grande, Parque São Jorge e Itaquera do que os rivais.

Só não podemos nos perder nas reclamações como tantas vezes os dois lados se perderam assim. O Palmeiras não pode achar que será sempre assim como o Corinthians não pode reclamar de Esquema Crefisa como fazia no chororô do Esquema Parmalat como não podem abusar todos os adversários do mimimi do “apito amigo corintiano”. Um pouco mais de maturidade e menos troller de rede social é necessário. Se achar que toda vez será “esbulhado” como visitante é melhor nem sair de casa. Se em caso de derrota jogar tudo na arbitragem, ainda que com algumas razões, estaremos todos perdidos antes mesmo de entrar em campo. Qualquer campo.

Como vamos contar aqui só o que eu vi, de 1974 pra cá, dos erros de arbitragem em Derbys importantes (como são todos…). O que não significa dizer que é a “verdade absoluta” dos fatos. Apenas uma interpretação deles.

SP-74: o lado de lá reclama da falta que Luís Pereira fez mesmo em Rivellino antes do contragolpe que deu no gol de Ronaldo, o do título paulista. O lado de cá lembra o gol mal anulado por impedimento inexistente do mesmo Ronaldo, aos 40 do segundo tempo. Elas por elas. Mais um ano na fila do rival, em arbitragem discutível do excelente Dulcídio Wanderley Boschillia.

SP-79: Vicente Matheus conseguiu melar na Justiça comum a fase final e jogar a decisão do Paulista do fim de novembro de 1979 para o início de fevereiro de 1980. O Palmeiras de Telê que havia vencido os três turnos perdeu o embalo, Jorginho (na Seleção de Novos), e foi eliminado na semifinal pelo Corinthians, que manobrou bem demais nos bastidores. E nós batemos palmas com bananas de plástico pela tolerância de nossos cartolas.

SP-83 – Na semifinal, um pênalti de Leão em Baltazar não foi marcado pela má é discutível arbitragem de José de Assis Aragão. Mas Sócrates, no único lance em que não foi marcado por Márcio Alcântara, se livrou da pegada individual e eliminou o Palmeiras.

SP-86 – Primeiro jogo da semifinal. Vágner Bacharel se antecipou a Edvaldo e de cabeça fez 1 a 0 Palmeiras. O árbitro Ulisses Tavares da Silva conseguiu marcar “falta” do zagueiro palmeirense que estava à frente do corintiano, aos 42… O lateral Denys levou o terceiro cartão amarelo e foi suspenso do jogo seguinte em falta normal, aos 7 do segundo tempo. O meia Edu Manga foi reclamar e foi expulso injustamente. Aos 27, Edvaldo salvou com o braço direito um chute de Mirandinha. A marca da bola ficou na camisa do zagueiro alvinegro. O árbitro nada marcou. Aos 40, em posição discutível, Edson Abobrão recebeu a bola que daria no gol de Cristóvão. 1 a 0 Corinthians. Mais de 10 minutos de jogo parado. Nossos reservas Zetti e Amarildo foram expulsos. Nosso craque Jorginho agrediu o bandeirinha Antônio de Paula e Silva com um chute. Mas nem por isso foi expulso pela arbitragem péssima e frouxa. Segundo o presidente em exercício da FPF, o são-paulino Constantino Cury, ela foi “catastrófica”. Tanto que o Palmeiras pagou bicho de vitória mesmo com a derrota para o apito armado. Tanto que, no jogo de volta, no intervalo entre o tempo normal (1 a 0 Palmeiras) e a prorrogação (mais dois gols do Verdão), a torcida palmeirense gritou “justiça”. Com toda ela de razão.

SP-93 – O Corinthians reclama de Esquema Parmalat desde as finais daquele estadual – e até hoje. No primeiro jogo, vitória corintiana por 1 a 0 (gol de Viola depois de falta inexistente cobrada por Neto), a bronca alvinegra foi por conta da expulsão do meia Moacir (então o melhor do time), que saiu expulso em treta com Amaral. Lance polêmico de fato. Só não foi discutível a entrada criminais do lateral Leandro Silva em César Sampaio. Era para expulsar e quase tirou o capitão do Palmeiras do jogo final.

No 12 de junho de 1993, a partida de volta, o Corinthians queria Oscar Roberto Godói apitando. O Palmeiras, João Paulo Araujo. A FPF escalou José Aparecido de Oliveira. Árbitro enérgico que errara na partida que eliminara o São Paulo e classificara o Corinthians na semifinal do SP-93, e que em 1991 recebera uma cusparada de Neto, também em um Derby.

Rigoroso como sempre foi, José Aparecido amarelou de início os zagueiros corintianos. Há como discutir. Mas, pelo critério dele, até demorou para expulsar o corintiano Henrique. Aos 15 minutos já merecia o segundo amarelo (o primeiro recebera aos 3). Só foi expulso com justiça e atraso aos 39, quando Zinho já havia aberto o placar, três minutos antes. Aos 41, o maior erro do árbitro foi não expulsar Edmundo, que deu uma voadora animal em Paulo Sérgio (revidando entrada feia do corintiano minutos antes). Aos 17 do segundo tempo, o outro erro feio do árbitro foi expulsar Tonhão, que nada fez em Ronaldo, goleiro merecidamente expulso depois de atingir Edmundo. Todos os quatro gols palmeirenses foram legais. Inclusive o que seria o quinto, de Edmundo, em posição legal, já na prorrogação.

BR-94 – O Corinthians fora goleado na final do SP-93 deixando o Palmeiras sair da fila. Perdera a final do Rio-São Paulo-93 com o time completo contra o misto alviverde. E perderia também o Brasileirão de 1994. Todos por conta do Esquema Parmalat? Pelo menos dois lances polêmicos envolvendo o zagueiro Cléber poderiam ter sido pênaltis para o Corinthians nos jogos finais. Claro que poderiam mudar o rumo do troféu. Mas era só “esquema” da cogestora do Palmeiras ou foram três títulos seguidos da equipe que era muito melhor que a rival?

Libertadores-99 – No primeiro jogo da fase de grupos, a falta que originou o gol de Arce é discutível. Gamarra teve intenção de recuar a bola para o goleiro alvinegro Nei? Depois houve um gol mal anulado de Marcelinho Carioca, que estava em posição legal e não impedido. O Corinthians foi prejudicado no primeiro clássico.

SP-06 – Golaço de Tevez no empate por 1 a 1 foi anulado pela arbitragem que testava intercomunicação naquele Derby. Em vez de levantar a bandeira e sinalizar a falta (que eu não marcaria no estádio, mas marcaria revendo pela TV) de Tevez na origem da jogada, o assistente Evandro Luís Silveira avisou o árbitro Cléber Abade pela intercomunicação. Ele não ouviu. O lance seguiu e Tevez fez o belo gol. Só então a outra assistente, Ana Paula de Oliveira, conseguiu alertar o árbitro da infração na origem da jogada e o lance foi anulado. A trapalhada também demorou um tempão para ser corrigida. Ou não.

BR-15 – Mais polêmicas recentes no Allianz Parque no Derby que terminou 3 x 3. Para mim, o árbitro Raphael Claus acertou ao não marcar o impedimento pedido de Vagner Love no segundo gol corintiano, acertou ao não marcar falta de Alecsandro em Love no terceiro gol palmeirense, e ao não marcar pênalti de Cássio em Gabriel Jesus.

BR-16 – No último lance do Derby do turno no Allianz Parque, Raphael Claus marcou falta que eu não marcaria do zagueiro corintiano Felipe em Fernando Prass, no lance que acabaria em gol do visitante. Ele errou – na minha interpretação. Mas acabou “acertando” porque na origem da jogada havia impedimento do corintiano. Acertou por linhas tortas.

SP-17 – Thiago Duarte Peixoto foi muito mal ao expulsar o corintiano Gabriel que não cometeu a falta para amarelo de Maycon em Keno, na Arena Corinthians, quando o jogo ainda estava empatado, na vitória do mandante por 1 a 0.

BR-17 – Na vitória que encaminhou o hepta corintiano por 3 a 2, Romero abriu a contagem em posição de impedimento não visto pelo trio comandado por Anderson Daronco. O segundo gol alvinegro foi de pênalti discutível de Edu Dracena em Jô. E teve o retorno a campo sem autorização de Gabriel que poderia ter sido expulso quando já estava 3 a 2 Corinthians, em mais um lance polêmico.

SP-18 – Raphael Claus demorou 23s para marcar o pênalti que aconteceu de Jailson em Renê Júnior. Ele foi “esperto” ao só marcar a falta depois de ver as marcas da chuteira do goleiro palmeirense na coxa do volante corintiano e ter a “convicção” que ele não tinha até então. Não é a praxe. Mas pode ser usada a “estratégia”. No primeiro tempo o árbitro usou outro critério ao deixar correr o lance que o Palmeiras desperdiçou, depois de falta de cartão amarelo de Balbuena em Lucas Lima.

Dá para o torcedor reclamar. Mas o atleta profissional não pode achar que está tudo armado contra. Que não tem como vencer em Itaquera como já fez o Palmeiras outras vezes. E fará ainda mais se não seguir jogando no apito todos os nossos erros.

Na Arena Corinthians já teve gol marcado com a mão por Jô. Como teve um dos impedimentos mais mal marcados da história anulando um lance de gol do mesmo Jô, no mesmo

BR-17.

“Apito amigo” é pauta pra imprensa clubista e para papo de boteco. Não pode servir de desculpa para o Palmeiras. Deve apenas atiçar os ânimos. Não arriar as chuteiras.

Palmeiras precisa se pilhar para ganhar os clássicos. Não para se perder em reclamações como os rivais fizeram na época da Parmalat e estão fazendo novamente.